O jovem na vida pública e a amizade na sociedade de consumo foram temas da redação no último dia de Vestibular

12/12/2016 20:00

O terceiro e último dia do Vestibular UFSC 2017 ocorreu nesta segunda-feira, 12 de dezembro, que amanheceu chuvoso e ao meio-dia retornou o sol. A tarde foi dedicada à redação e a quatro perguntas discursivas.

Vestibular 2017 - Foto Henrique Almeida-26

Foto: Henrique Almeida/Agecom/UFSC

A redação é considerada uma das etapas mais complicadas do Vestibular, pois é o momento em que o candidato precisa de concentração e criatividade para elaborar um bom texto. Além disso, as discursivas também exigem conhecimento, pois não há como simplesmente “chutar” uma alternativa, é preciso apresentar uma resposta completa que justifique o resultado correto.

Sandi Albino, 20 anos, vestibulanda de Medicina, diz que o tempo estava ótimo para a realização da prova já que não estava tão quente para perder a concentração e nem chovendo muito, para dar vontade de dormir.

Lucas Sabino Alves da Costa e Franciely Felício, de Florianópolis, esperavam o horário da prova sentados próximo ao lago da UFSC. Lucas presta o Vestibular para Administração e Franciely, para Enfermagem. Ambos acham o último dia o mais difícil e que exige mais concentração.

Antes da prova, alguns professores de cursos e colégios acompanharam os alunos pelo campus e davam algumas dicas. Até apostaram em temas para a redação como tecnologia, poluição e urbanização. Nas discursivas, cogitaram questão sobre estudo de raios, já que Santa Catarina é um estado muito propenso ao fenômeno e onde há grandes índices de morte por raios.

Diferentemente das sugestões levantadas, os primeiros a deixarem a prova revelaram que os temas foram “A participação dos jovens na vida pública” e “A amizade em uma sociedade consumista e imediatista”.

Pedro Wagner e Franciele Marian, 17 anos, vieram de Alfredo Wagner, interior do estado, para fazer a última etapa da prova. “Eu não achei tão difícil, consegui escrever bastante, porque o tema está bem presente durante esse ano, com manifestações e ocupações, então acho que consegui elaborar algo bom”, completou Pedro, que prestou o vestibular para Medicina. Franciele fez para Agronomia e está confiante no resultado. Disse que se dedicou para a prova e que quer muito ser aprovada.

O índice de abstenção do terceiro dia do Vestibular foi de 18,38%, que corresponde a 6212 candidatos faltantes.

Mais informações: www.vestibular2017.ufsc.br

Manuella Mariani/Estagiária de Jornalismo da Agecom/UFSC