Jornal on-line ‘Qorpus’ lança último número de 2016

20/12/2016 08:56

O jornal on-line Qorpus lançou mais um número em novembro, com textos preparados especialmente para esta edição, encerrando 2016 oferecendo aos leitores um variado leque de textos assinados por diferentes colaboradores deste jornal.

ortophone

“Optophone I”, 1922, Francis Picabia

Destacam-se os dois ensaios da professora e tradutora Aurora Bernardini, especialista em literatura russa: um deles sobre Stanislavski e o outro sobre poesia brasileira, ambos publicados na janela “Como é”. Nessa mesma janela, Piotr Kilanowski assina um artigo sobre Wisława Szymborska e Valteir Vaz fala sobre “Sagarana”, de Guimarães Rosa. Outros textos igualmente importantes, publicados nessa janela, falam sobre Guimarães Rosa em espanhol e o dramaturgo alemão Karl Valentin. “Como é” inclui também a tradução de um ensaio de Philip Bither sobre a coreógrafa e dançarina Trisha Brown, além de outros textos sobre poesia e tradução.

Au-dessus des nuages marche la minuit, 1920, Max Ernst

“Au-dessus des nuages marche la minuit”, 1920, Max Ernst

Em “… à procura de um autor”, o Qorpus oferece aos leitores duas entrevistas: uma com o poeta, ensaísta e professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Sérgio Alcides, que discorre sobre seu novo livro, “Armadilha para Ana Cristina”; a outra com a tradutora alemã Swetlana Geier.

shi

“Shi”, 1924, Tomoyoshi Murayama

Na janela “Teatro na Praia”, os destaques são a peça sonora “Alice no País das Maravilhas”, que reinventa a obra de Lewis Carroll, e dois poemas em prosa de Ivan Conte.

alice

Na agenda cultural, o destaque é 6º Festival do Conto, único festival dedicado às narrativas breves da América do Sul. O evento terá a participação de 16 contistas e acontecerá no Teatro Sesc Prainha, em Florianópolis, com entrada gratuita.

O leitor que abrir a janela “Insulto ao público” encontrará à sua disposição peças teatrais de Ionesco, Karl Valentin e Samuel Beckett.

Nesta edição, a última em que a professora Maria Aparecida Barbosa participa como coordenadora editorial, o Qorpus passa a contar com o apoio da professora Aurora Bernardini na coordenação editorial.