Chuva, trânsito intenso e agitação marcam o primeiro dia do Vestibular na UFSC

10/12/2016 18:10
Foto: Henrique Almeida/Agecom/UFSC

O Vestibular 2017 da UFSC iniciou neste sábado, 10 de dezembro, com a presença indesejável da chuva e de trânsito intenso nos arredores do Campus Florianópolis, no bairro Trindade.

Os candidatos foram orientados pela Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) a chegar com antecedência ao local de prova e levar todos os documentos necessários, e assim evitar a eliminação do concurso.

O campus sede da UFSC congrega o maior número de candidatos e, para auxiliá-los, havia fiscais pelas imediações dos centros de ensino. Mesmo assim houve quem se esqueceu de algo indispensável ou errou o local.

Foto: Henrique Almeida

Foto: Henrique Almeida/Agecom/UFSC

Heloise Gabriely aguardava do lado de fora do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). A jovem de 18 anos está prestando vestibular pela segunda vez para o curso de Psicologia. Ela conta que mesmo concorrendo pela Política de Ações Afirmativas se sente insegura com a prova e com a concorrência. São ofertadas 63 vagas para Psicologia, 32 delas são destinadas para estudantes de escola pública: divididos entre candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas (PPI); e candidatos com renda familiar bruta menor ou igual a 1,5 salário mínimo per capita; com renda familiar bruta maior que 1,5 salário mínimo per capita.

Jonny Morais também concorre pela política de cotas. O estudante de Geologia da UFSC está tentando uma vaga no curso de Geografia. Ele não passa pelo mesmo problema de Heloise, pois a concorrência para o curso desejado está baixa. Mesmo assim se sente nervoso e na “obrigação” de ir bem na prova.

O vestibular da UFSC é o primeiro teste de graduação de Hudson Austrofante, 17 anos. Natural do Rio Grande do Sul e residente em Garopaba, Hudson presta a prova para o curso de Animação, que neste ano tem cada vaga disputada por 21 candidatos. Em relação à prova, considerou-a razoável, e mantém boas expectativas para os dias seguintes. Esse ano, ele termina o curso técnico de Informática no Instituto Federal do Campus de Garopaba (IFSC), onde aprendeu técnicas de programação e acha que isso vai ajudar bastante.

Amanhã, dia 11, a maratona continua para os muitos candidatos que desejam uma das 4590 vagas oferecidas pela UFSC. No segundo dia haverá provas de História, Geografia, Física e Química.

O índice de abstenção será divulgado diariamente, ao final das provas. Os gabaritos serão divulgados a partir das 20h do dia 12 de dezembro (segunda-feira) no site do vestibular.

Mais informações: www.vestibular2017.ufsc.br

Giovanna Olivo e Gabriel Daros Lourenço/Estagiários de Jornalismo da Agecom/UFSC

Tags: UFSCUniversidade Federal de Santa CatarinaVestibular 2017