Seminário no CCJ debate o futuro da Empresa Brasil de Comunicações

25/11/2016 10:44

O futuro da Empresa Brasil de Comunicações – EBC – estará em pauta nesta segunda-feira, dia 28, durante o seminário “Por uma EBC pública e democrática”, no auditório do Centro de Ciências Jurídicas da UFSC, a partir das 18h30m. Participam da mesa de debates o ex-conselheiro da EBC, Paulo Derengoski, o  presidente do sindicato de jornalistas de Santa Catarina, Aderbal Rosa FIlho, o diretor de Integração Acadêmica da Associação Catarinense de Imprensa, Billy Culleton e o professor do Departamento de Jornalismo da UFSC, Carlos Locatelli.

“Há anos a sociedade brasileira tem compreendido que é necessário democratizar o acesso à informação. A EBC cumpre esse papel na medida que tem o controle social dentro da sua gestão”,  diz a deputada Angela Albino, revisora do relatório que será produzido pela comissão especial do Congresso incumbida de analisar a Medida Provisória 744, que altera funcionamento da Empresa Brasil de Comunicação.

A MP 744 extinguiu o conselho curador da EBC, criou uma nova composição do Conselho de Administração da empresa, reduzindo dois diretores na composição da Diretoria-Executiva. Além disso, todos os membros passam a ser nomeados e exonerados pelo Presidente da República, tirando a participação da sociedade civil e centralizando as decisões sobre empresa no chefe do Poder Executivo.