Gestores da UFSC empossam 79 servidores que irão atuar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão

17/11/2016 13:14

Márcio, Rainer, Gabriela, Maximiliano, Phillipi, Valter, Renata, Gabriel, Patric, Maycon, Mariana, Isabel, Mário, Juliana, Marina, Marcelo, Diego, Denise, Carlos, Poliana, Micael, Sonia, Viviane, Luana, Carolina, Mauro, Erica, Cristiane, Maira, Cristiane. Eles e elas e mais outros nomes – ao todo 150 – integrarão o quadro funcional da UFSC. Um primeiro grupo, com 79 pessoas aprovadas para a carreira técnica-administrativa em Educação, tomou posse nesta quarta-feira, 16 de novembro, no auditório da Reitoria. O segundo será no dia 14 de dezembro de 2016, bem próximo do aniversário de 56 anos da Universidade.

O concurso público – edital nº 15 – fez história na UFSC. Desde maio deste ano, em pleno período de transição da Administração Central da Universidade e diante da conturbada conjuntura nacional, as equipes da Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Prodegesp) e da Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) têm trabalhado de forma colaborativa para conduzir o certame com a maior diversidade de cargos de que se tem notícia na instituição. Aproximadamente 20 mil inscritos concorreram a 149 vagas distribuídas em 39 cargos.

As direções dos centros de ensinos e das unidades administrativas, pró-reitorias, secretarias, coordenações de cursos de graduação e pós-graduação, chefias de departamentos e servidores dos setores envolvidos no processo estavam presentes à cerimônia para acolher o tão aguardado novo colega de trabalho.

Conduzindo os trabalhos, o reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo; a vice-reitora Alacoque Lorenzini Erdmann; a pró-reitora de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas, Carla Cristina Dutra Búrigo; e a diretora do Departamento de Desenvolvimento de Pessoas (DDP), Lilian Cristiane Silva de Oliveira.

“Sejam bem-vindos à Universidade Federal de Santa Catarina, a partir de agora a nossa casa, o nosso local de trabalho, de convivência e de relacionamento. Sintam-se orgulhosos de pertencer a uma das 67 instituições federais de ensino superior, que se coloca no ensino, na pesquisa, na extensão, na cultura, na arte e na inovação como uma das quatro melhores do Brasil”, disse Cancellier.

No planejamento do concurso, a atual gestão optou por destinar 80% do total de vagas às unidades de ensino, como estratégia de fortalecer as atividades de ensino, pesquisa e extensão, e atuar junto aos estudantes e professores, nos departamentos, coordenadorias e secretarias.

O reitor também fez uma avaliação oportuna do momento atual vivido pelo país e pela UFSC. Citou a greve dos técnicos-administrativos e a ocupação total ou parcial de pelo menos três unidades – Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), Centro de Ciências da Educação (CED) e Centro de Comunicação e Expressão (CCE) – e reforçou  questões como resolução negociada de conflitos, não ao preconceito, sim à tolerância, sim ao respeito, contra toda e qualquer forma de discriminação, seja de gênero, de religião ou de cor.  “Nós temos que fazer um super esforço para que sejamos agentes da paz, da concórdia, de melhoria do ambiente de trabalho”.

Provavelmente, 2017 será um ano de dificuldade financeira e orçamentária. A Administração Central reforça que não irá faltar da parte dos gestores empenho em buscar recursos, seja onde for – Ministério da Educação, Secretaria de Educação Superior, Governo do Estado –,  pede que cada setor não perca o ânimo e tenha a perspectiva de que a situação irá melhorar.

Para o dirigente a saída para superar as dificuldades não será na força, no grito ou no confronto. “A única solução possível é esgotar todas as possibilidades de conversa, de negociação.”  E faz, ao mesmo tempo em que deseja as boas-vindas à instituição, um apelo para que todos colaborem a fim de que este momento passe de forma negociada, sem agravamento de conflitos.

Para a pró-reitora Carla Búrigo “é um dia de festa, de celebração, de acolhimento”. “Ciente do contexto que estamos vivenciando mediante as políticas públicas vigentes, este é um ato concreto de luta pela universidade pública com excelente nível de qualidade.”

Todas as informações necessárias para o ingresso e o desenvolvimento da vida funcional na UFSC, bem como as fotos do evento, serão disponibilizadas no Portal do Servidor.

Rosiani Bion de Almeida/Agecom/UFSC