UFSC publicará livro de causos da Biblioteca Universitária

04/10/2016 10:31

Biblioteca UFSC - Foto Henrique Almeida-Agecom-UFSCPara registrar as histórias inusitadas que aconteceram nos mais de 50 anos da Biblioteca Universitária da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), 17 autores foram convidados para transformá-las em contos. O livro Entre estantes e entre tantos: histórias inusitadas na biblioteca  já está em fase de diagramação e será publicado até o fim do ano.

As histórias surgiram a partir de entrevistas com 14 funcionários da biblioteca, e os próprios autores dos contos puderam escolher sobre qual iriam escrever. Ao todo, 23 causos estarão registrados neste que deve ser apenas o primeiro volume de uma coleção. A diretora da BU, Roberta de Bem, conta que a ideia é tornar este um projeto permanente, já que as histórias continuam acontecendo todos os dias. Pela BU passam 5 mil pessoas por dia.

A ideia para o livro surgiu em 2008 pelos causos contados pelos funcionários mais antigos, principalmente pelo servidor Arilton Tomaz. “Nós precisávamos registrar essas histórias, senão elas iriam se perder, pois as pessoas que as contavam poderiam falecer. Isso tudo faz parte da história e da cultura da universidade”, explica Roberta. Seu Arilton, como era conhecido, faleceu em 2012, antes que ela e os outros bibliotecários pudessem colher seu depoimento.

O projeto acabou atrasando devido à falta de tempo dos funcionários em colher os depoimentos, já que não era uma atividade do cotidiano, e acabava ficando em segundo plano. Neste ano, Roberta e Andréa Figueiredo Leão Grants, também bibliotecária e idealizadora do projeto, decidiram que o livro finalmente seria publicado.

Os dois grandes apoiadores do projeto foram os professores Alcides Buss e Marcio Markendorf, que terão contos no livro. Outros escritores já conhecidos também estarão lá, como Katia Rebello e Ana Esther Balbão Pithan. Além deses, terão seus textos publicados participantes da Oficina Literária Boca de Leão, da Biblioteca Pública do Estado, e as idealizadoras do projeto, entre outros autores.

Fonte: http://zip.net/bttvpb

Tags: Biblioteca UniversitáriaBUUFSC