Mostra de curtas exibe produções cinematográficas que discutem política e ditadura

17/10/2016 13:18

[Foto: Divulgação]

[Foto: Divulgação]

O Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), juntamente com o Centro Acadêmico de Filosofia, realizará na próxima sexta, 21 de outubro, às 19h, a “I Mostra de Curtas – Ciclo de Cinema, Filosofia, Política e Ditadura”, no miniauditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). A exibição contará com curtas, longas e documentários sobre a ditadura militar brasileira, além de homenagem ao artista plástico Antônio Benetazzo, militante perseguido e morto pelo governo durante o período. O evento é gratuito e aberto à comunidade.

Confira a programação:

Filme: Entre Imagens - Intervalos (2016)
Direção: André Fratti e Reinaldo Cardenuto

Filme-ensaio sobre o artista plástico, professor de Filosofia e de História da Arte e dirigente do Movimento de Libertação Popular (Molipo), Antonio Benetazzo, morto no dia 28 de outubro de 1972 por agentes da ditadura militar brasileira.

Filme: Maranhão 66 (1966)
Direção: Glauber Rocha

Documentário curta-metragem de Glauber Rocha que, originalmente foi encomendado por José Sarney em sua posse pelo governo do Estado do Maranhão em 66, não foi utilizado para esse mesmo devido ao teor do conteúdo.

Filme: Um Golpe, 50 Olhares (2015)
Direção: Colaborativa

Produção colaborativa que busca retratar o olhar da sociedade brasileira sobre os anos de chumbo no Brasil – 50 anos de golpe civil militar. Reúne 50 vídeos de um minuto de duração produzidos por realizadores de diferentes estados do país. O projeto é fomentado pela Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, por meio do Projeto Marcas da Memória, e organizado pela ONG Criar Brasil – Centro de Imprensa, Assessoria e Rádio.

Mais informações pelo e-mail