Grupo de pesquisa lança revista temática sobre habitats de inovação

04/10/2016 16:15

Com o objetivo de conectar as discussões de universidades, empresas, governos e organizações não governamentais sobre ecossistemas inovadores, o grupo de pesquisa VIA Estação Conhecimento lançou a primeira edição da VIA Revista. O periódico é publicado em formato on-line, com periodicidade trimestral e edições temáticas. O tema desta primeira edição são as “cidades inteligentes”.

O grupo VIA integra principalmente o Departamento de Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (EGC/UFSC), atuando na pesquisa, integração e compartilhamento do conhecimento acerca dos habitats de inovação. A nova publicação on-line representa um esforço coletivo para difundir pesquisas realizadas pelo grupo, pesquisas globais e cases referenciais sobre a inovação, seus ambientes e as redes de empreendedorismo inovador.

Os temas são tratados em artigos editoriais, apresentação de casos, entrevistas com especialistas, pesquisadores, empreendedores e em outras modalidades de texto, formando um híbrido entre tipologias jornalísticas e de publicações científicas. Com esse formato, o intuito da publicação é o de disseminar as informações e conhecimentos que possam contribuir para o desenvolvimento do ecossistema inovador existente.

Na primeira edição, de setembro de 2016, intitulada “Smart Cities”, a VIA Revista divulga pesquisas do grupo que refletem conceitos de cidades inteligentes, o impacto das cidades sustentáveis nesse contexto e as tecnologias disponíveis no Brasil voltados para estas cidades.