Estandes de tecnologia e educação cerebral movimentam a 15ª Sepex

20/10/2016 17:09

A 15ª Semana de Pesquisa e Extensão (Sepex) está sendo realizada na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e mais de 100 estandes dos mais variados temas e cursos estão em exposição. Divididos em seções, eles tratam dos mais variados assuntos, como educação, cultura, tecnologia, meio ambiente, entre outros.

Estande de educação cerebral ajuda no controle mental e na tranquilidade

Estande de Educação Cerebral envolveu a participação em jogos cognitivos (Foto: Henrique Almeida / Agecom / UFSC)

No estande 35 – um dos mais cheios de espectadores, especialmente adolescentes e jovens –, estudantes explicam um pouco mais sobre educação cerebral de uma maneira inovadora e educativa. Os espectadores interagem com jogos cognitivos que ajudam o desenvolvimento cerebral, e também com um projeto que reproduz artesanalmente o sistema de respiração humano.

Um estetoscópio artesanal ajuda também o controle do batimento cardíaco de crianças, enquanto um aplicativo auxilia os mais velhos. Com o controle do batimento cardíaco, torna-se fácil controlar o sistema nervoso e trabalhar a tranquilidade.

Isadora é quem faz os movimentos corporais para a realidade virtual do jogo Rotfather (Foto: Henrique Almeida / Agecom / UFSC)

G2E, grupo de jogos do Design, expõe seus projetos de realidade virtual

Um pouco à frente, no estande 47 do setor de tecnologia, o grupo G2E, de Design, expõe o Rotfather, sistema transmodal que compõe uma história que se passa nos canos de Nova Iorque. O personagem é um rato que consumiu o açúcar da máfia e está sendo investigado por tal; pode se escolher entre falar a verdade ou a mentira, e existem mais de 40 finais disponíveis conforme as respostas do jogador.

Além disso, estão sendo desenvolvidos vários objetos, cada um apresentando um personagem da história. Desde jogos de cartas até uma história em quadrinhos, todos para constituir o “universo” Rotfather. O jogo de realidade virtual deve ser finalizado até 2017.

Equipe “Barco Solar Vento Sul”, pentacampeã nacional, mostra seu projeto aos visitantes da Sepex

Um barco movido a energia solar que participa de competições de eficiência no Brasil e no exterior. A UFSC também tem, é o projeto “Vento Sul”, um barco solar que existe desde 2009 e envolve na sua equipe multidisciplinar cursos como Engenharia Naval, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica e Sistemas de Informação, dentre outros. “Temos pessoas dos mais variados cursos, nós aceitamos qualquer estudante da Universidade que queira fazer parte do projeto. Por exemplo, mês passado tivemos vagas de Marketing, Design…”, declarou o estudante Eduardo Binotto, que faz parte do projeto.

“Somos atualmente pentacampeões nacionais, numa competição disputada anualmente. Nela, vence quem conciliar melhor a energia solar com o desempenho do barco por uma semana. Tem todo um sistema de pontuação para cada prova que no final define o vencedor. Também disputamos, a cada dois anos, competições fora do país”, finalizou Eduardo.

Barco Solar Vento Sul  é atualmente pentacampeão brasileiro da modalidade (Foto: Henrique Almeida / Agecom / UFSC)

Barco Solar Vento Sul é atualmente pentacampeão brasileiro da modalidade (Foto: Henrique Almeida / Agecom / UFSC)

A Sepex continua aberta ao público até este sábado, 22 de outubro, com exposições das mais variadas áreas. Está localizada na Praça da Cidadania, em frente à Reitoria da Universidade, no campus do bairro Trindade.

Matheus Pereira/Estagiário de Jornalismo/Agecom/UFSC

Tags: barco solareducação cerebralgamesrotfathersepexUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina