DIVULGA UFSC – 20/10/2016 – Edição 824

20/10/2016 08:40

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

www.divulga.ufsc.br – 20/10/2016 – Edição 824

UFSC promove 1º Encontro de Matemática em Blumenau

A UFSC de Blumenau irá promover o 1º Encontro de Matemática em Blumenau , no dia 21 de outubro, a partir das 8h30. O evento tem o objetivo de aproximar pesquisadores de Matemática de outras instituições de modo a favorecer a divulgação e criação de áreas de pesquisa em Matemática no Campus de Blumenau. Mais informações no site.

Artigo de grupo de pesquisa da UFSC Joinville recebe prêmio na Bélgica

O Grupo de Pesquisa em Manufatura Auxiliada por Computador (GPCAM) da UFSC-Joinville recebeu o prêmio PMI Award 2017, de melhor artigo do Congresso de Inovação em Molde e Polímeros – PMI 2016, realizado na Bélgica em setembro. Dentre mais de 70 artigos publicados nos anais do congresso, o trabalho elaborado pelo aluno da UFSC Felipe Marin e Jackson Roberto de Miranda, orientados pelo professor Adriano Fagali de Souza (UFSC) foi ganhador do prêmio de reconhecimento e 550 euros. O artigo é o resultado inicial do projeto de pesquisa de parceria com empresas privadas (BMW Brasil; Villares Metals; SigmaSoft; Polimold e Sokit) em desenvolvimento pelo grupo de pesquisa GPCAM. Continue a leitura>>.

Lançamento da EdUFSC mostra como a palavra é essencial para explicar a imagem

“Uma imagem vale mais que mil palavras”, reza o provérbio do pensador político e filósofo Chiu Kung, mais conhecido como Confúcio. Ou seja, é fácil compreender determinada situação a partir do uso de recursos visuais, ou explicar algo com imagens, ao invés de palavras (sejam escritas ou faladas).  Mas, em “A estrada para Deus sabe onde” (The road to God knows where), publicado pela Editora da UFSC, a palavra é essencial para explicar a imagem. O livro integra uma série bilíngue (português e inglês) que tem como objetivo apresentar os roteiros de um número selecionado de filmes de reconhecida excelência do cinema irlandês. Continue a leitura » ».

Planeta.Doc: UFSC apoia festival de cinema socioambiental e sedia conferências

A 3ª. Edição do Festival Internacional de Cinema Socioambiental (Planeta.Doc) será realizada em Florianópolis entre 21 de outubro e 13 de novembro com uma extensa programação aberta ao público. Cerca de 80 filmes sobre temas relacionados ao nosso planeta serão exibidos gratuitamente em diversos locais, incluindo a UFSC. Continue a leitura » » .

Mostra de curtas exibe produções cinematográficas que discutem política e ditadura

O Departamento de Filosofia juntamente com o Centro Acadêmico de Filosofia, realizará nesta sexta, 21 de outubro, às 19h, a “I Mostra de Curtas – Ciclo de Cinema, Filosofia, Política e Ditadura”, no miniauditório do CFH. A exibição contará com curtas, longas e documentários sobre a ditadura militar brasileira, além de homenagem ao artista plástico Antônio Benetazzo, militante perseguido e morto pelo governo durante o período. Confira a programação.

Projeto Tutoria Entre Pares promove encontro dia 21 de outubro

O projeto “Tutoria Entre Pares”, iniciativa do setor de Psicologia da Coordenadoria de Assistência Estudantil (CoAEs/Prae), é desenvolvido por e para estudantes de graduação com o objetivo de promover o compartilhamento de experiências e conhecimentos relacionados à vida acadêmica e à universidade. Nesta sexta-feira, 21 de outubro, das 14h às 15h30, na Sala Henrique Fontes, no 2º andar da Biblioteca Universitária (BU), será debatido o tema “A Universidade para além da sala de aula”. Informações: no Facebook ou pelo e-mail  .

Comitiva sueca visita a UFSC nesta sexta

Uma comitiva formada por representantes de universidades da Suécia estará na UFSC no dia 21 de outubro, promovendo uma palestra sobre o sistema universitário sueco, cultura, disponibilidade de intercâmbio e sistema acadêmico. Um estande será montado com a apresentação dessas universidades no hall do auditório do EFI, onde ocorrerá a palestra, das 10h às 17h. Para mais informações, acesse o Folder do evento.

Banana Orgânica é a próxima atração do Projeto Música no Lago

A banda Banana Orgânica é a próxima atração do Projeto Música no Lago. Com composições totalmente autorais, letras carregadas de significado e alegria, a banda traz influências como rock, samba e funk, incorporando referências literárias, fazendo um som bem diferente. A apresentação será na sexta-feira, 21 de outubro, a partir das 12h30, em frente ao laguinho da UFSC. Continue a leitura » » .

Últimos dias de inscrições para intercâmbio de estudantes Brasil – Colômbia

A Secretaria de Relações Internacionais (Sinter) informa que estão abertas até o dia 23 de outubro as inscrições para o Programa de Intercâmbio de Estudantes Brasil – Colômbia, cuja finalidade é a promoção do intercâmbio de estudantes de nível superior entre as instituições membros do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB) e Associación Colombiana de Universidades (ASCUN). Informações no Edital nº 14 e no site da Sinter.

Projeto Saber Fazer apresenta trabalhos de tecelagem no Centro de Cultura e Eventos

O Núcleo de Estudos Açorianos (NEA) apresenta à comunidade as atividades de tecelagem desenvolvidas por meio do projeto Saber Fazer, que tem como proposta estimular as práticas artesanais tradicionais desenvolvidas pelos descendentes de açorianos no litoral catarinense. A exposição segue até o dia 23 de outubro, das 8h30 às 19h, no Centro de Cultura e Eventos. Continue a leitura>>.

Acompanhe outras notícias da UFSC

Confira a programação da TV UFSC
tv.ufsc.br

Siga a UFSC nas redes sociais
TwitterFacebook

Contatos com a produção deste informativo:

Coordenadoria de Comunicação Organizacional e Novas Mídias – Agecom
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
/ +55 (48) 3721-2825 / 3721-2824

Acesse nossa Política Editorial

Para deixar de receber nossos boletins, clique aqui.