DIVULGA UFSC – 17/10/2016 – Edição 820

17/10/2016 09:48

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

www.divulga.ufsc.br – 17/10/2016 – Edição 820

Programação nos campi da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) tem o objetivo de promover a popularização da ciência e da tecnologia por meio de eventos de divulgação científica. A coordenação nacional da SNCT é realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia Inovações e Comunicações (MCTIC) e na UFSC, a SNCT é articulada pela Pró-Reitoria de Pesquisa (propesq). Em 2016, o tema central da Semana é “Ciência alimentando o Brasil” e serão realizadas atividades nos campi da UFSC. Confira a programação.

Homenagens ao Dia do Professor

O Dia do Professor, comemorado no dia 15 de outubro, foi motivo de uma série de homenagens institucionais. O Reitor enviou uma mensagem aos docentes. A Agecom produziu várias reportagens. Confira nos links: Estudantes destacam a importância dos professores em sua formação ; homenagem aos fundadores do ensino superior em Santa Catarina ; entrevista com entidades sindicais ; UFSC e os desafios para a formação de docentes ; Walter Bazzo fala da docência e da importância da educação científica ; e Ingrid Elsen, emérita para UFSC e sublime para Enfermagem no Brasil.

Dia Internacional de Atenção à Gagueira

O Departamento de Fonoaudiologia participa do “Dia Internacional de Atenção à Gagueira”, que é comemorado no dia 22 de outubro, com duas ações de extensão com o objetivo de prestar informações à população, bem como realizar triagem de pessoas para tratamento fonoaudiológico na Clínica-Escola de Fonoaudiologia da UFSC. Dia 18/10 (terça-feira), das 14 às 16 horas, em frente ao Terminal central de ônibus (TICEN) no centro de Florianópolis; e dia 22/10 (sábado), das 9 às 12 horas,  no estande da Fonoaudiologia na SEPEX. Informações: (48) 3721-4912 ou maria.isabel@ufsc.br .

32 vagas para professor visitante estrangeiro nas pós-graduações

A UFSC comunica publicação de edital para processo seletivo simplificado para contratação de professor visitante estrangeiro. Serão 32 vagas para atuação no ensino superior em diversos programas de pós-graduação da UFSC. As inscrições, que iniciaram no dia 3 de outubro de 2016, seguem até 8 de fevereiro de 2017. Mais informações no edital nº 39.DDP.Prodegesp.

Curso de capacitação sobre Acessibilidade e Deficiência

A Coordenadoria de Acessibilidade Educacional (CAE) oferece curso de capacitação sobre Acessibilidade e Deficiência no dia 21 de outubro, das 8h às 12h e 14h às 18h. O curso é aberto a todos os estudantes e será ministrado no Auditório Teixeirão, no Departamento de Engenharia Elétrica, no CTC. Continue a leitura » ».

Piape promove Oficina de Cálculo dia 18 no CTC

A 14ª Semana de Aquicultura (XIV Semaqui 2016) e I Workshop Sul-Brasileiro de Bioflocos, eventos promovidos pelo Departamento de Engenharia de Aquicultura, serão realizados de 17 a 21 de outubro, no auditório da Epagri, em frente ao CCA. Informações na página do evento.

TV UFSC: série ‘A cor da nossa tela’ destaca o trabalho de dois artistas e pesquisadores

Os dois novos programas do A cor da nossa tela, produzido pela TV UFSC, relatam sobre artistas e pesquisadores instigantes que buscam atualizar-se segunda suas ideias e expressar seus sentimentos na arte da pintura. O artista e pesquisador Carlos Asp fala da sua trajetória, seus pensamentos e incentiva qualquer pessoa a iniciar sua caminhada, mostrando sua arte vinda de uma família de artistas. Também vinda de uma família de artistas, Juliana Hoffmann expressa, através do desenho e da pintura, todo o seu talento, com o qual está sempre buscando novos desafios no caos urbano da contemporaneidade. Continue a leitura » ».

Curso de museologia promove exposição

O Curso de Museologia, através da disciplina “prática de exposição”, promove uma exposição organizada pelos alunos, na Galeria de Arte, no período de 18 de outubro a 04 de novembro de 2016. Informações: elaine.bilck@hotmail.com.

Curso ‘Metodologia qualitativa com análise de padrão social coletivo’ no CFH dias 18 e 19

O Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política (PPGSP) promoverá o “Curso de metodologia qualitativa com análise de padrão social coletivo” nos dias 18 e 19 de outubro, na sala de reuniões do Programa. Os ciclos serão realizados pelo Departamento de Sociologia Política (CFH), em cooperação com os professores da Universidade de Heidelberg, Alemanha, Elizangela Valarini e Markus Pohlmann. Informações sobre inscrições aqui.

Fóssil de cogumelo mais antigo do mundo é brasileiro

O fóssil de cogumelo mais antigo do mundo é brasileiro e acaba de retornar ao país. Originalmente encontrado em rochas da Chapada do Araripe, no Ceará, o fóssil estava no Centro de Pesquisas de História Natural da Universidade de Illinois, Estados Unidos. Durante o 8º Congresso Brasileiro de Micologia, realizado na UFSC de 3 a 6 de outubro, o fóssil foi entregue pelo representante da universidade norte-americana, o micologista Andrew Miller, à professora Leonor Costa Maia, (UFPE). Continue a leitura » ».

Dissertação da Pós em Ciência da Computação recebe prêmio

A dissertação de mestrado do aluno Eduardo Camilo Inacio, do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC), foi premiada no Concurso de Teses e Dissertações do XVII Simpósio de Sistemas Computacionais de Alto Desempenho (WSCAD-CTD). O trabalho foi desenvolvido no Laboratório de Pesquisa em Sistemas Distribuídos (Lapesd/UFSC), com a orientação do professor Mario Antonio Ribeiro Dantas.

Pesquisadores da UFSC descobrem cinco novas espécies de fungos

A professora Maria Alice Neves, do Programa de Pós-Graduação em Biologia de Fungos, Algas e Plantas e do Departamento de Botânica, e uma das responsáveis pelo Laboratório de Micologia (Micolab) da UFSC. Através de coletas e análises, os pesquisadores do Micolab encontraram cinco novas espécies de fungos. As descobertas, feitas entre 2011 e 2014 em várias regiões do Brasil, foram publicadas neste ano pela revista científica Phytotaxa.Continue a leitura » ».

Acompanhe outras notícias da UFSC
noticias.ufsc.br

Confira a programação da TV UFSC
tv.ufsc.br

Siga a UFSC nas redes sociais
Facebook
TwitterFacebook


Contatos com a produção deste informativo:

Coordenadoria de Comunicação Organizacional e Novas Mídias – Agecom
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Campus Reitor João David Ferreira Lima. Trindade. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.
divulga@contato.ufsc.br / +55 (48) 3721-2825 / 3721-2824

Acesse nossa Política Editorial

Para deixar de receber nossos boletins, clique aqui.

 

 

Tags: Divulga UFSCUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina