Artigo de grupo de pesquisa da UFSC Joinville recebe prêmio na Bélgica

19/10/2016 11:49

O Grupo de Pesquisa em Manufatura Auxiliada por Computador (GPCAM) da UFSC-Joinville recebeu o prêmio PMI Award 2017, de melhor artigo do Congresso de Inovação em Molde e Polímeros – PMI 2016, realizado na Bélgica em setembro de 2016.

20161013_113721_HDR

Adriano orientou Felipe e Jackson no artigo. Foto: Divulgação

O evento é uma das mais importantes conferências da Europa na área. Dentre mais de 70 artigos publicados nos anais do congresso, o trabalho elaborado pelo aluno da UFSC Felipe Marin e Jackson Roberto de Miranda, orientados pelo professor Adriano Fagali de Souza (UFSC) foi ganhador do prêmio de reconhecimento e 550 euros. O artigo é o resultado inicial do projeto de pesquisa de parceria com empresas privadas (BMW Brasil; Villares Metals; SigmaSoft; Polimold e Sokit) em desenvolvimento pelo grupo de pesquisa GPCAM. O trabalho foi apresentado no congresso pelo professor Adriano Fagali, que recebeu a premiação.

O GPCAm foi criado em setembro de 2013 pelo professor Adriano o objetivo é apoiar atividades de ensino e pesquisa aplicadas na indústria. A cidade de Joinville ancora um dos principais polos de indústrias para a fabricação de produtos plásticos e desenvolvimento de ferramentais, moldes e matrizes. Este aglomerado industrial forma um Arranjo Produtivo Local (APL), reconhecido pelo MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior). A região de Joinville hospeda mais de 1000 empresas da área, além de grandes corporações, tais como Embraco, Tupy, Whirlpool, Amanco, Tigre, Weg, Schultz, dentre outras. O Grupo de pesquisadores é formado por professores e alunos de graduação e mestrado da UFSC e de outras instituições de ensino e pesquisa.

Mais informações na página do grupo.