Projeto Tecnologias Sociais para Gestão da Água apresenta resultados de suas atividades

01/09/2016 13:26

[Foto: Henrique Almeida]

Foto: Henrique Almeida

O Projeto Tecnologias Sociais para Gestão da Água (TGSA) realizou a exibição do vídeo de apresentação institucional e de resultados obtidos em suas atividades. A filmagem é produto da conclusão do segundo ciclo do projeto e foi vista por representantes de diversas instituições parceiras, bem como lideranças das comunidades, professores e alunos. O evento ocorreu no auditório da Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na última segunda feira, 29 de agosto.

O vídeo reuniu depoimentos dos participantes do projeto, sintetizando suas experiências em três anos de atividade. A mostra contou com a presença do pró-reitor de Pesquisa da UFSC, Sebastião Roberto Soares; do diretor do Centro Tecnológico (CTC), Edson Roberto De Pieri; do gestor de projetos da Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (Fapeu), Claiton Kley Varela; da coordenadora do Núcleo Sul do TSGA, Sung Chen Lin e do diretor-presidente da Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina (Feesc), Raul Valentim.

Durante o evento, Sebastião iniciou sua fala parabenizando toda a equipe do Projeto TSGA pelo trabalho realizado. Destacou a importância do projeto pela interação que promove entre sociedade e Universidade na produção de conhecimento e na gestão da água nas comunidades.

No decorrer da fala, De Pieri considerou a capacidade de aliar pesquisa e extensão como um grande diferencial do projeto, aliada ao desenvolvimento de tecnologias sustentáveis e disseminação de informações voltadas para a consciência ambiental, sobretudo no meio rural.

Paulo Belli Filho, professor do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental e coordenador do projeto, informou que o TSGA completa uma década de atuação no estado de Santa Catarina, iniciando suas atividades a partir de um edital lançado pela Petrobras em 2006. Neste período, vem desenvolvendo tecnologias sociais voltadas para o saneamento básico rural e produção de alimentos por meio de ações integradoras que envolvem ensino pesquisa e extensão e a cooperação de parceiros nas comunidades.

Destacou que no fim do ano haverá a inauguração de uma estrutura física na UFSC, o Centro de Tecnologias Sociais para Gestão da Água (Cetragua), criado para dar sustentação à equipe, manter a rede de parceiros formada no TSGA e abrigar projetos focados na cooperação e participação social.

O TSGA é desenvolvido pela UFSC juntamente com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Emprapa). O objetivo do trabalho conjunto é desenvolver ciência, tecnologia e cidadania para a melhor gestão social dos recursos hídricos no estado.

Tags: Engenharia Sanitária e AmbientalProjeto Tecnologias Sociais para a Gestão da Água (UFSC