Estudante de doutorado da UFSC é premiado em evento internacional de Física

15/09/2016 14:37
David Velasco Villamizar, estudante de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Física da UFSC. (Foto: Divulgação)

O estudante de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Física da UFSC, David Velasco Villamizar, foi um dos premiados durante o evento internacional 619. Wilhelm und Else Heraeus-Seminar – Quantum Speed Limits, realizado no Centro de Física de Bad Honnef, na Alemanha, pelo melhor poster científico. O evento foi realizado entre 8 e 10 de junho. David foi o único pesquisador da América do Sul presente ao evento.

David recebeu, pela premiação, um diploma, uma premiação de 100 euros, e a oportunidade de apresentar o seu trabalho oralmente. O vídeo da apresentação do estudante está disponível no link. A pesquisa de David tem a orientação do professor Eduardo Inacio Duzzioni, com o objetivo de determinar o quão rápido os processos físicos podem ocorrer e conhecer as limitações impostas pela natureza sobre estes. “É uma aplicação importante, que depende da resposta a essa pergunta, e consiste na construção de processadores de informação baseados na física quântica, os chamados computadores quânticos. Caso se tornem realidade, os computadores quânticos processarão informação muito mais rapidamente que os nossos computadores atuais, podendo ser até bilhões de vezes mais rápidos”, informa o professor Eduardo.

O artigo resultante dessa pesquisa foi publicado no periódico internacional Physical Review A, da American Physical Society e pode ser lido através do link.

Tags: físicapesquisaUFSC