DIVULGA UFSC – 22/09/2016 – Edição 804

23/09/2016 09:17

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

www.divulga.ufsc.br – 22/09/2016 – Edição 804

Servidores e alunos da UFSC foram voluntários nas Olimpíadas e Paralimpíadas

As Olimpíadas Rio-2016, que ocorreram entre os dias 5 e 21 de agosto, e as Paralimpíadas, entre 7 e 18 de setembro, foram dois grandes eventos que orgulharam o Brasil. Durante as Olimpíadas, cerca de 1,17 milhão de pessoas passaram pelo Parque Olímpico, e as Paralimpíadas quebraram recorde de público com mais de 1,8 milhão, perdendo apenas para Londres em 2012. Para que o evento fosse um sucesso, foi necessária a ajuda de voluntários. Servidores e alunos da UFSC estavam também presentes para colaborar. Continue a leitura » » .

Inscrições até esta sexta, 23, para seleção do mestrado em Relações Internacionais

O Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais (PPGRI) recebe inscrições para o processo seletivo do mestrado até 23 de setembro. Mais informações e editais no site do PPGRI.

Projeto Filmes de Economia exibe ‘Quando as bolhas estouram’

O projeto Filmes de Economia promove uma sessão com trechos do documentário Quando as bolhas estouram, seguida de comentários do professor Sílvio Cário, do Departamento de Economia e Relações Internacionais, nesta sexta-feira, 23, às 16h, no auditório do CSE. Informações no Facebook.

Inscrições até dia 24 para curso de extensão ‘A ciência psicológica da Meditação (módulo I)’

Laboratório de Psicologia Cognitiva Básica e Aplicada (LPCOG)  promove o curso de extensão “A ciência psicológica da Meditação (módulo I)”, nos dias 27 e 28 de setembro e 4 e 5 de outubro. As aulas serão ministradas pela coordenadora do laboratório, Carolina Baptista Menezes, no Departamento de Psicologia, localizado no Campus Florianópolis, bairro Trindade. Asinscrições podem ser feitas até o dia 24 de setembro aqui. Continue a leitura » » .

Minicurso ‘Performance of Hydrocarbon Production Systems’ no CTC na próxima semana

O Departamento de Automação e Sistemas (DAS) promove o minicurso “Performance of Hydrocarbon Production Systems“, que será ministrado pelo professor da Universidade de Ciência e Tecnologia da Noruega (NTNU), Milan Stanko, nos dias 26, 27 e 28 de setembro. As aulas serão realizadas no anfiteatro A da Engenharia de Produção, no CTC, Campus Florianópolis. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no siteContinue a leitura>>.

Mostra ‘Floripa, cidade utópica’ reúne coletivos da cidade no Centro de Eventos da UFSC

O Laboratório de Sociologia do Trabalho (Lastro), do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política, promove, no sábado, 24 de setembro, um encontro dos coletivos de Florianópolis que trabalham para melhorar a cidade. A mostra “Floripa, cidade utópica tem o objetivo de reunir as iniciativas organizadas para propor alternativas às formas de se locomover, produzir, conviver, alimentar, aprender, comprar, descartar, usar o espaço urbano, informar e organizar. A mostra será realizada no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, das 11h às 17h. Haverá, também, apresentações culturais ao ar livre, na Praça da Cidadania. Continue a leitura>>.

Palestra sobre o Sistema Defensivo da Ilha de Santa Catarina

Arquiteto da UFSC, Roberto Tonera, realiza palestra sobre o Sistema Defensivo da Ilha de Santa Catarina no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). A palestra que é aberta ao público acontece no dia 23 de setembro as 9h40 no auditório do IFSC (Campus São José: Rua José Lino Kretzer, 608 – Praia Comprida, São José- SC). Tratando sobre oSistema Defensivo da Ilha de Santa Catarina – as fortificações existentes e as desaparecidas –, a palestra complementa a mostra itinerante que desde o dia 29 de agosto está no IFSC (Campus São José).

UFSC produzirá energia solar para mover ônibus elétrico

No começo de setembro foi apresentado no 12º Salão Latino-Americano de Veículos Elétricos um ônibus 100% elétrico, que fará o transporte de alunos, professores e técnicos da UFSC. O veículo, que começa a funcionar em dezembro, será recarregado em estação com energia solar e terá emissão zero de poluentes. A energia necessária para que o veículo circule será gerada pelo Centro de Pesquisa e Capacitação em Energia Solar Fotovoltaica da UFSC, localizado no Sapiens Parque. Continue a leitura » » .

Coordenador do Projeto Imagine da UFSC é embaixador global da ‘African Gong’

André Ramos, professor da área de Genética e coordenador do Projeto Imagine, está atuando como embaixador global da African Gong. Trata-se de um programa de parceria para aproximar instituições da África e da América Latina, visando desenvolver uma plataforma criativa para o avanço da comunicação científica nos dois continentes. Continue a leitura » » .

Inscrições até fim de setembro para apoio psicológico a trabalhadores e estudantes vítimas de assédio moral

A equipe do projeto de extensão “Combate e prevenção ao assédio moral no trabalho para a promoção da saúde do trabalhador”, vinculado ao Departamento de Psicologia, divulga um novo grupo de apoio psicológico para trabalhadores e estudantes vítimas de assédio moral no ambiente de trabalho ou de estudo. As atividades do Grupo serão realizadas na UFSC, em horários que serão combinados posteriormente com os participantes. As inscrições para o grupo estarão disponíveis até o fim de setembro. Informações pelo e-mail Descrição: Esta imagem contém um endereço de e-mail. É uma imagem de modo que spam não pode colher.. Continue a leitura>>.

Revista ‘Em Tese’ publica chamada para nova edição

Em Tese, revista editada pelos discentes do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política, divulgou a chamada para o dossiê da edição 2017.1, sobre o pensamento político brasileiro. Informações no site da revista ou no Facebook.

Simulado Enem On-line abre inscrições gratuitas para todo o país

O simulado é realizado pelo maior curso preparatório gratuito e presencial para Enem e vestibulares no país, o Pró Universidade, de Santa Catarina. As inscrições seguem até o dia 29 de setembro, e as provas ocorrem de 30 de setembro a 7 de outubro. As inscrições, gratuitas, devem ser realizadas pelo site www.prouniversidade.com.br e são direcionadas para toda a comunidade estudantil e interessados em realizar o simulado. O projeto é apoiado pela Fapeu/UFSC.

Acompanhe outras notícias da UFSC
noticias.ufsc.br

Confira a programação da TV UFSC
tv.ufsc.br

Siga a UFSC nas redes sociais
Facebook
TwitterFacebook


Contatos com a produção deste informativo:

Coordenadoria de Comunicação Organizacional e Novas Mídias – Agecom
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Campus Reitor João David Ferreira Lima. Trindade. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.
divulga@contato.ufsc.br / +55 (48) 3721-2825 / 3721-2824

Acesse nossa Política Editorial

Para deixar de receber nossos boletins, clique aqui.

 

 

Tags: Divulga UFSCUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina