Inscrições para workshops de ‘Fotografia Pinhole’ e ‘Cantos Afro-Brasileiros’

19/09/2016 17:30

O Departamento Artístico-Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) abre inscrições para dois workshops, a partir do dia 19 de setembro: o de “Fotografia Pinhole: foto com lata” ocorre no dia 23 de setembro, com carga horária de 7 horas e 12 vagas disponíveis; o de “Cantos Bantos: afro-brasileiros, africanos e de suas diásporas” se inicia no dia 22 de setembro e vai até 10 de novembro, com carga horária de 24 horas e 20 vagas disponíveis. Os workshops são abertos à participação de estudantes, servidores e docentes da UFSC e pessoas da comunidade.

A inscrição deve ser feita presencialmente, na Coordenação de Cursos e Oficinas de Arte, no DAC (Teatro/Igrejinha da UFSC), na praça Santos Dumont, bairro Trindade, das 10h às 17h. As inscrições serão por ordem de chegada e ficarão abertas até o início dos workshops ou até que se completem o número de vagas.

As oficinas

“Fotografia Pinhole: foto com lata”

Ministrante: Lilian Barbon.

Data: 23 de setembro, sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h.

Carga horária: 7 horas.

Taxa de Inscrição: R$ 70, através de boleto bancário (fornecido) até a data do vencimento, e a confirmação do pagamento deve ser apresentada à Coordenação do Projeto Cursos e Oficinas Livres de Arte – DAC, até o início das aulas, para efetivar a inscrição.

Requisitos: aberta a todos os interessados em fotografia com idade igual ou superior a 13 anos – cada aluno deverá levar uma lata com tampa de alumínio (de leite ninho) no dia.

Sobre o Workshop: Tem como objetivo apresentar o processo da Fotografia Pinhole, feito com câmeras artesanais que nada têm de semelhante com as câmeras fotográficas convencionais. A câmera artesanal pode ser facilmente construída utilizando-se materiais simples e de baixo custo – neste workshop serão utilizadas latas de alumínio. O workshop começa com uma introdução à história da fotografia; em seguida, cada participante constrói a sua câmera pinhole feita com lata, para assim entender a atuação da luz na câmera fotográfica. Posteriormente, serão reveladas as imagens feitas com a câmera em um laboratório fotográfico improvisado. O resultado final deverá ser apresentado em exposição das oficinas de arte do DAC.

“Cantos Bantos: Afro-brasileiros, africanos e de suas diásporas”

Ministrante: Roberta Lira.

Data: de 22 de setembro a 10 de novembro, quintas-feiras, das 9h às 12h.

Carga horária: 24 horas.

Taxa de inscrição: R$ 250, através de boleto bancário (fornecido) até a data do vencimento, e a confirmação do pagamento deve ser apresentada à Coordenação do Projeto Cursos e Oficinas Livres de Arte – DAC, até o início das aulas, para efetivar a inscrição.

Requisitos: Aberta a todos os interessados em práticas alternativas, com idade igual ou superior a 16 anos.

Sobre o workshop: serão trabalhados alguns caminhos de experimentações com o canto e com as sonoridades de matrizes africanas. Os participantes serão conduzidos ludicamente nas atividades, sob uma atmosfera de imersão às canções, a poética e a força envolvente destes cânticos junto a sua expressão corporal. Durante as aulas, serão conhecidas e ensinadas canções tradicionais, ancestrais e contemporâneas. O ensino se dará inicialmente a partir de histórias e cânticos que foram entoados nos tempos da escravização dos povos africanos e repassados aos seus descendentes e sociedades no Brasil. O workshop tem por objetivo possibilitar a valorização, preservação dos cânticos e o conhecimento histórico de diferentes tempos e facilitando as reflexões sobre origens, identidade, pertencimento e valorização étnico-racial, a partir do acesso às memórias ancestrais.

Serviço:

O quê: inscrições para workshops no Departamento Artístico-Cultural (DAC), da Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte) da UFSC.

Quando: a partir de 19 de setembro 2016.

Onde: inscrição, presencial, no Departamento Artístico-Cultural (DAC), Teatro da UFSC (ao lado da Igrejinha), praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis-SC.

Quanto: taxa de inscrição única, conforme o workshop; sem mensalidade e aberto à comunidade.

Mais informações: Departamento Artístico-Cultural (DAC), (48)3721-2498 ou 3721-9447 –  www.dac.ufsc.br

Clara Comandolli de Souza /Estagiária de Jornalismo/DAC/SeCArte/UFSC

Tags: africanos e de suas diásporasCantos Afro-BrasileirosDACDepartamento Artístico Culturalinscrições para Workshops de Fotografia Pinhole e de Cantos Afro-BrasileirosRoberta LiraUFSCWorkshops de Fotografia Pinhole