UFSC recebe ‘papoeira’ com Mestre Acordeon, dos Estados Unidos

12/08/2016 08:47

Mestre Acordeon. (Foto: Divulgação)

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe, na quinta-feira, 18 de agosto, o mestre de Capoeira Acordeon, para um bate-papo no Auditório do Centro de Ciências da Saúde (CCS), às 18h30. Acordeon nasceu em 1943 em Salvador, Bahia, foi aluno do lendário Mestre Bimba na década de 1950 e começou a ensinar Capoeira na década de 1960. É conhecido internacionalmente como professor, artista, músico, organizador e autor de livros, bem como pesquisador das origens, tradições, conotações políticas e tendências contemporâneas da Capoeira. Atualmente, mantém uma escola com mais de 300 alunos em Berkeley (Estados Unidos).

Acordeon já gravou nove CDs, três DVDs e é autor de artigos de revistas e livros sobre Capoeira, incluindo Água de Beber, Camará; Um Bate Papo de Capoeira; e a Capoeira Artes Café, a Academia de Capoeira. O seu livro Capoeira: uma forma de arte brasileira, foi o primeiro livro de Capoeira em inglês. Em 2008, em reconhecimento de seus trinta anos de trabalho contínuo na Costa Oeste dos EUA, a cidade de Berkeley proclamou o dia 18 de outubro como o Dia do Mestre Acordeon. Aos 70 anos de idade, realizou uma viagem de bicicleta que saiu de San Francisco e chegou a Salvador, passando por 11 países levando a cultura da Capoeira.

O Mestre Acordeon participa de ampla programação em Florianópolis de 17 a 21 de agosto. Mais informações estão disponíveis no site.

PROGRAMAÇÃO ABERTA AO PÚBLICO

17/08 (quarta-feira)
Recepção do Mestre Acordeon
19:00h – Roda da Lua Cheia (Dança Afro, Maculelê e Roda de Capoeira com presença do Mestre Acordeon e Coral da Escola Cora Coralina)
Local: Conselho Comunitário do Rio Tavares

18/08 (quinta-feira)
Dia livre para curtir a Ilha da Magia
18:30h – Papoeira com Mestre Acordeon e Convidados
Local: Auditório do Centro de Ciências da Saúde – CCS, UFSC.