UFSC dá posse a 37 novos docentes de quatro campi

05/08/2016 13:09
O departamento de Física recepcionou sete novos docentes. (Foto: Ítalo Padilha/Agecom/UFSC)

O Departamento de Física recepcionou sete novos docentes. Foto: Ítalo Padilha/Agecom/UFSC

Trinta e sete professores tomaram posse na tarde de quarta-feira, dia 3, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Os novos docentes integram o quadro de servidores dos campi de Blumenau, Curitibanos, Joinville e Florianópolis, além do Colégio de Aplicação.

O reitor da UFSC, Luis Cancellier, e a vice-reitora, Alacoque Lorenzini, participaram da cerimônia, além da pró-reitora de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Prodegesp), Carla Cristina Dutra Burigo; a diretora do Departamento de Ensino, Tereza Cristina Rozone de Souza, representando a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd); e a secretária de Ações Afirmativas e Diversidades (Saad), Francis Solange Vieira Tourinho.

Cancellier discursou aos novos professores falando sobre responsabilidade e desafios. “Vamos ser cobrados, pelos alunos, que vão exigir muito de nós; pelos nossos colegas professores de curso e os técnicos-administrativos do curso; pela comunidade universitária; pelo Ministério Público; pelas representações dos estudantes; pela imprensa. A nossa vida daqui para frente vai ser de cobrança. Mas por quê escolhemos essa vida? Porque o que nos diferencia de outras profissões é enfrentar e querer superar esse desafio de passar para frente, para outros, o conhecimento que é fundamental na vida de qualquer pessoa,” declarou o reitor.

“Queremos que vocês sejam pessoas capazes de conversar, negociar, capazes de oferecer uma palavra de conforto, uma alternativa. Tenham a capacidade do entendimento, sejam polos que sirvam para a mediação e não para o conflito. Irradiem confiança, sejam agentes da paz. Essa é a filosofia de trabalho desta gestão”, complementou Cancellier. “Sejam cordiais, sejam parceiros. Saibam entender que por trás de cada número de matrícula tem uma pessoa. Por trás de cada número de Siape de um técnico, tem um parceiro que sem ele não tem ensino, não tem educação,” salientou.

Confira, abaixo, a lista dos professores empossados:

Centro de Blumenau
Renan Gambale Romano