DIVULGA UFSC – 18/08/16 – edição 780

18/08/2016 09:18

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

www.divulga.ufsc.br – 18/08/2016 – Edição 780

UFSC publica edital do Vestibular 2017: inscrições de 14 de setembro a 13 de outubro

A Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) publicou nesta quarta-feira, 17 de agosto, o Edital do Concurso Vestibular UFSC/2017. São oferecidas 4.590 vagas (correspondendo a 70% do total de vagas da Instituição) em 102 opções de cursos presenciais de graduação, nos cinco campi da instituição. As inscrições devem ser feitas de 14 de setembro a 13 de outubro, exclusivamente pela internet, no endereço http://www.vestibular2017.ufsc.br. Continue a leitura>>.

Sorteio define distribuição de vagas para candidatos com deficiência e candidatos negros

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Prodegesp) irá realizar sorteio público para definir a distribuição de vagas a serem reservadas para candidatos com deficiência e candidatos negros, no dia 18 de agosto, às 10h30, na Sala Lantana, no 3º andar do Centro de Eventos. Confira os editais de chamada pública: Edital 028/DDP/2016 – Sorteio Magistério Ensino Básico, Técnico e Tecnológico ; Edital 029/DDP/2016 – Sorteio Magistério Superior .

Aula inaugural do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas traz palestrante dos EUA

A aula inaugural do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) acontece nesta sexta-feira, 19/8, às 18h, no auditório do Centro Socioeconomico (CSE), com o tema “Ativismo, Participação e Protesto”. A palestra será ministrada pela professora Sonia E. Alvarez, Diretora do Centro de Estudos Latinoamericanos, Caribenhos e Latinos do Departamento de Ciência Política da University of Massachusetts/Amherst, Estados Unidos.

Inscrições abertas para workshop ‘Renda de bilro: marca, cultura e moda’, no dia 19

O workshop “Renda de bilro: marca, cultura e moda” acontece na próxima sexta-feira, dia 19, das 14 às 18h30, na sala 125/bloco A do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). O workshop será ministrado por Mary Neuza de Freitas Clasen e Talyta Duarte Bastos. As inscrições estão abertas e podem ser efetuadas pelo link. Confira a programação.

Terceiro evento da Confraria Literária do CA

O terceiro evento da Confraria do Colégio de Aplicação (CA) será realizado no dia 19/08, às 18h, sobre o tema História em Quadrinhos com o professor de Design Mario Cesar Coelho. Continue a leitura.

Laboratório de Climatologia Aplicada promove palestra sobre clima do Sul do Brasil

O Laboratório de Climatologia Aplicada, do Departamento de Geociências da UFSC, promove a palestra “O clima do sul do Brasil em suas diferentes escalas de tempo”, no Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), no dia 19 de agosto, sexta-feira, às 10h, com o professor Rosandro Minuzzi (CCA). Haverá certificados e as inscrições serão realizadas no local. Mais informações no link.

Palestra de Sakamoto muda de local

O Departamento de Jornalismo informa que em função do número de interessados em participar da palestra do Leonardo Sakamoto, mudaram o local: será no Auditório do CCE – bloco B, nesta quinta-feira, às 18h30. O jornalista e cientista político Leonardo Sakamoto é o convidado do curso de Jornalismo da UFSC para a aula de abertura da graduação do segundo semestre de 2016, e discutirá o tema de seu último livro “O que aprendi sendo xingado na internet”. Continue a leitura>>.

Semana Ampera promove exposições de carros elétricos, palestras e workshops na UFSC

A equipe de engenharia do grupo Ampera, responsáveis por projetos de carros de alto desempenho elétrico, expõe até sexta-feira, 19 de agosto, dois carros elétricos fabricados pela empresa BMW e dois carros projetados por alunos da UFSC. Na exposição encontram-se os carros elétricos modelos BMW i8 e BMW i3, o Amp- 215 desenvolvido pela equipe Ampera, que no ano de 2015 alcançou o terceiro lugar brasileiro na competição Fórmula SAE Elétrico e o da equipe Eficem do curso de engenharia de Joinville, que neste ano ficou na quinta colocação mundial na competição Shell Eco Marathon. Os veículos estão expostos no hall de entrada do Centro Tecnológico, das 7h30 às 20h30. Continue a leitura » ».

Projeto Cinema Mundo lança e-book ‘Mulheres no/do audiovisual’

O Projeto Cinema Mundo lança o e-book Mulheres no/do audiovisual, primeiro volume da Coleção Cadernos de Crítica, com selo inédito da Biblioteca Universitária Publicações, na quinta-feira, 18 de agosto, às 18h. A obra é o resultado textual dos debates ocorridos nas exibições comentadas de filmes desta atividade de extensão universitária. Mais informações pelo Facebook.

Programa de intercâmbio Outgoing segue com inscrições abertas

A Secretaria de Relações Internacionais (Sinter) informa que permanecem abertas as inscrições para estudantes de graduação da UFSC realizarem intercâmbio em uma das instituições com as quais a UFSC mantém acordo bilateral (Programa Outgoing). O programa não oferece bolsas de estudos, mas o participante não paga mensalidade na universidade de destino. As inscrições devem ser realizadas no semestre anterior ao semestre do intercâmbio.  Mais informações:  Sinteroutgoing.sinter@contato.ufsc.br ; Edital nº 04/SINTER/ 2016 ; Perguntas frequentes .

Clube Universitário de Atletismo está com inscrições abertas

O Clube Universitário de Atletismo, que objetiva proporcionar treinamento sistematizado para alunos de graduação e pós-graduação, está com inscrições abertas. Para participar do projeto – que é gratuito e funciona nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 16h20 às 18 –, basta comparecer ao local de treino (pista atlética da UFSC) e preencher a ficha de inscrição. Informações pelo e-mail j.dalpupo@ufsc.br.

Projeto ‘Nossos Monumentos’ apresenta obras instaladas no campus universitário

A Agência de Comunicação (Agecom) inaugura, com a obra Boitatá Incandescente, instalada ao lado do Centro de Cultura e Eventos, o projeto “Nossos Monumentos”. Trata-se de uma série que pretende apresentar, a toda a comunidade, os monumentos espalhados pelo campus sede da UFSC, no bairro Trindade, em Florianópolis. Continue a leitura » » .

Doutorado em Bioquímica recebe inscrições até dia 30

O Programa de Pós-Graduação em Bioquímica comunica que estarão abertas até 30 de agosto as inscrições para seleção do Doutorado. Confira o Edital. Mais informações: http://ppgbqa.ufsc.br/.

Aberta seleção para mestrado em Biologia de Fungos, Algas e Plantas

O Programa de Pós-Graduação em Biologia de Fungos, Algas e Plantas da UFSC comunica que, de 17 de agosto a 28 de outubro, das 8h às 17h, estarão abertas as inscrições para o processo de seleção e admissão no Mestrado para o primeiro semestre de 2017. Consulte o Edital 01/PPGFAP/2016. Mais informações: ppgfap.posgrad.ufsc.br.

Projeto de extensão usa experiências para desenvolver escrita criativa

O projeto de extensão Liberdade de Escrita no Universo Acadêmico (CCE), promove um espaço de encontro e reflexão no qual os alunos trocam experiências para desenvolver a escrita criativa, através da leitura e discussão de diferentes tipologias. Os encontros, quinzenais, com duração de duas horas, começaram em agosto e as datas e horários serão divulgados por e-mail. Inscrições e mais informações pelo e-mail liberadeescritaufsc@gmail.com  ou na página do Facebook Abraços Literários .

Acompanhe outras notícias da UFSC
noticias.ufsc.br

Confira a programação da TV UFSC
tv.ufsc.br

Siga a UFSC nas redes sociais
Facebook
TwitterFacebook


Contatos com a produção deste informativo:

Coordenadoria de Comunicação Organizacional e Novas Mídias – Agecom
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Campus Reitor João David Ferreira Lima. Trindade. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.
divulga@contato.ufsc.br / +55 (48) 3721-2825 / 3721-2824

Acesse nossa Política Editorial

Para deixar de receber nossos boletins, clique aqui.

 

 

Tags: Divulga UFSCUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina