Calouros UFSC: Conheça as páginas não oficiais da Universidade no Facebook

08/08/2016 08:07

Vida universitária também é integração, conhecer os “mitos” da universidade, as piadinhas mais comuns e sentir-se parte de uma nova comunidade. Seja participando de grupos de pesquisa, seja em coletivos ou movimentos sociais, são muitas as oportunidades de integrar-se à comunidade universitária, inclusive em comunidades on-line.

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) conta com páginas oficiais no Facebook, Twitter e Instagram e também algumas páginas não oficiais de humor e outros interesses. Conversamos com moderadores de quatro dessas páginas para saber um pouco sobre elas, e como é estar por trás desses canais de comunicação. Confira!

11914745_434723496713306_8871318326170466668_oHumans of UFSC
Mais de 10,7 mil curtidas
Administrador: Alessandro Vieira / Gabriela Tavares
Fotografia: Michelle Witte
Criada em setembro/2015

Alessandro Vieira foi criador e administrador do Humans of UFSC até julho de 2016. (Foto: arquivo pessoal)

Alessandro Vieira foi criador e administrador do Humans of UFSC até julho de 2016. (Foto: Arquivo Pessoal)

A página Humans of UFSC começou com um post despretensioso do então estudante de mestrado, Alessandro Vieira. “Postei uma foto de um calouro pedindo dinheiro no ponto de ônibus, e coloquei #HumansofUFSC. Depois disso muitos amigos falaram que eu deveria criar a página para valer. Eu tinha visto algumas vezes os posts do Humans of New York e achei uma proposta legal”, explica Alessandro. A principal atividade do Humans of UFSC é contar a história de alguém, com uma foto e um depoimento sobre determinado assunto.

Gabriela Tavares, nova administradora da Humans of UFSC. (Foto: Arquivo Pessoal)

Gabriela Tavares, nova administradora da Humans of UFSC. (Foto: Arquivo Pessoal)

As principais interações da página acontecem quando pessoas se identificam no texto, ou reconhecem amigos ou conhecidos nas fotos. “Quem participa da página comenta: ‘Não fazia ideia, às vezes esquecemos que as pessoas com quem a gente esbarra na UFSC também têm sonhos, desejos, alegrias, frustrações’. O principal ganho é a identificação e a empatia. Eu acabei identificando isso como a missão da página. Todo mundo se divide em ‘ismos’, e as pessoas esquecem que são seres humanos”, complementa Alessandro.

Em 22 de julho, Alessandro passou a administração da página à caloura de jornalismo, Gabriela Tavares. Assim como Alessandro, ela divide o trabalho com a fotógrafa do projeto, Michelle Witte. A nova administradora quer trazer relatos de pessoas de outros campi da UFSC, e ampliar a inclusão digital.A página já inclui uma seção intitulada Pra Cego Ver junto às fotos, que descreve as imagens. “Ainda assim quero estudar novas propostas para avaliar o que mais podemos fazer na questão de inclusão, para abrangermos cada vez mais o público ao qual a página é destinada, os ‘humanos da UFSC’.”

“A essência da página, bem como o propósito pelo qual ela foi criada, serão mantidos. Nós apostamos num estilo mais simples e natural, mas que possa abranger um público bastante amplo e diverso, como é o da UFSC,” explica Gabriela. “A Humans conseguiu se transformar em um projeto muito acessível e altruísta. Mais do que uma página, é um projeto de integração acadêmica. É muito legal receber mensagens ou ler comentários de pessoas que querem ajudar alguém ou que foram ajudadas devido a uma publicação da página. Isso, sem dúvida, é o maior exemplo de que estamos cumprindo nosso papel de inclusão. Somos gratos por isso”, conclui.

 

ufscdadepreUFSC da Depressão
Mais de 37,3 mil curtidas
Administradores: Lucas de Souza Silva e Bruna Florian Marcarini
Criada em 2011

A página UFSC da Depressão começou pelo Twitter. Quando foi aprovada no vestibular, Bruna Florian Marcarini criou o perfil e já chamou o amigo Lucas de Souza Silva para colaborar. A ideia sempre foi que fosse uma página de humor. Bruna cursa Farmácia; Lucas, Engenharia da Produção. A inspiração para criar situações engraçadas vem do dia a dia na Universidade e das sugestões dos leitores. “Geralmente as ideias surgem do nada. Estou na UFSC desde que o RU era bandejão de metal!”, ri Lucas. “Estudei no Colégio de Aplicação desde a 1ª série do fundamental, cursei dois anos e meio de Sistemas de Informação, e troquei pra Engenharia de Produção, onde estou há três anos. Lá se vão 16 anos de UFSC!”, conta Lucas. “Também tem coisas que acontecem sempre, como os calouros, final de semestre, isso se repete todo ano”, complementa Bruna.

Bruna e Lucas montam as imagens e escolhem os assuntos para comentar baseados no que acontece pelo campus, sempre com o cuidado de não fomentar preconceitos. “Não admitimos nenhum tipo de preconceito ou racismo nos posts da UFSC da Depressão. Além disso, imaginamos que as pessoas que curtem a página possuem diferentes posicionamentos, sejam eles sobre política, religião, entre outros. Buscamos não nos posicionarmos muito em temas deste tipo”, explica Lucas. “A página foi crescendo, e começamos a nos preocupar mais com o conteúdo. Por exemplo, postamos sobre a questão de assédio nas festas da UFSC, também temos cuidado para não fomentar piadas machistas”, diz Bruna.

UFSC da depressão - Foto Henrique Almeida-3

Bruna Florian Marcarini divide com Lucas de Souza Silva a administração da página UFSC da Depressão. Foto: Henrique Almeida/Agecom/UFSC

Os alunos não planejaram o que farão com a página – que é uma das mais curtidas da UFSC – quando se formarem. “Nunca parei pra pensar se iria continuar editando a página, mas também não veria problema algum, já que gosto bastante,” ressalta Lucas.

A experiência de vida universitária com esse engajamento on-line tem rendido bons frutos a Lucas e Bruna. “Um grande benefício é que a página me ajudou a construir uma rede de contatos, amigos que eu fiz, pessoas que me pararam no campus para parabenizar. Ajuda nas parcerias para as festas, com patrocinadores. Fazemos algumas divulgações com trocas por cortesias,” conta Bruna. “A sensação de criar uma piada de algo do cotidiano, colocar na página e ver que várias outras pessoas riram daquilo, provavelmente por já terem passado por uma situação parecida, é muito boa pra mim, e é isso que eu tiro de mais valioso de toda a experiência de administrar o UFSC da Depressão”, relata Lucas.

 

11825951_861945383926592_3411418860236938819_nUf5c M1l Gr4u
Quase 19 mil curtidas
Administradores: Eduardo Charello e Leandro Marques
Criada em 2014

A Uf5c M1l Gr4u, também de humor, tem em média 500 novas curtidas ao mês. As piadas geralmente vêm carregadas com situações da vida acadêmica, com montagens e as tirinhas elaboradas com erros gramaticais propositais. “Algumas pessoas que conheceram a página recentemente acabam achando que o erro é real e isso se torna engraçado para nós”, explicam os criadores, Eduardo Charello, que recentemente mudou para o curso de Engenharia de Produção, e Leandro Marques, que estuda Sistemas da Informação.

“Nós acompanhávamos outras páginas que seguem um estilo de humor semelhante, então achamos que seria interessante criar uma página nesse estilo. Quando as pessoas descobrem que nós administramos a página, elas ficam interessadas em saber como funciona e de onde surgem as ideias”, relatam. “No início, praticamente todas as tirinhas eram criadas por nós. Depois de um tempo, a maior parte das ideias passaram a vir de amigos e seguidores.”

Eduardo e Leandro também acreditam no potencial informativo da página e na possibilidade de utilizar o espaço como um ambiente de debates. “Não mandamos só coisas boas, postamos também sobre questões polêmicas, como problemas com as festas dentro do campus, violência, greves, entre outros. Tentamos usar a ironia como forma de criticar ou levantar alguma discussão, já que o foco da página é abordar assuntos diversos utilizando o humor como intermédio”, salientam.

Paginas não oficiais - UFSC M1l Gr4u - Fotos Mayra Cajueiro-4

Eduardo Charello e Leandro Marques administram a página Uf5C M1l Gr4u e a Spotted UFSC. Foto: Mayra Cajueiro Warren/Agecom/UFSC

Fora do ambiente on-line, os alunos também pretendem investir em fazer camisetas sobre temas diversos da UFSC. “O primeiro modelo foi o do Fred, o UFSCão mais conhecido pela comunidade universitária. Depois, fizemos um modelo para os calouros, e a ideia foi tomando proporções maiores”, relatam.

São eles que editam também a página Spotted UFSC, criada em 2015, que já tem mais de 10 mil curtidas. Por meio da página, pessoas podem encaminhar mensagens de forma anônima e tê-las publicadas para uma pessoa específica. Parte das mensagens têm cunho amoroso, e outra parte são mesmo de amigos querendo se divertir com outros amigos. “As pessoas que recebem as mensagens ficam no dilema para descobrir quem mandou, se é real ou uma zoeira. Um fato interessante é que já tivemos casos de pessoas que conseguiram encontrar namorados(as) por meio da página”, divertem-se os administradores.

“Como estamos lidando com mensagens anônimas, temos o cuidado de filtrar as mensagens, publicamos apenas as iniciais do sobrenome para evitar que a pessoa seja realmente identificada e acabe gerando problemas”, explicam. A Spotted UFSC recebe, em média, 40 mensagens por dia, por isso Eduardo e Leandro dividem a administração com outros seis estudantes. “Temos um administrador da Engenharia de Produção, três de Ciências da Computação, um da Farmácia, um da Filosofia, uma formada em Ciências Contábeis e uma futura caloura de Design. Cada um com uma função específica na página”, comentam.

 

 

Mayra Cajueiro Warren/Jornalista da Agecom / UFSC
(48) 3721-9601
mayra.cajueiro@ufsc.br

 

Tags: FacebookPáginas não oficiaisUFSC