Treinador de polo aquático da UFSC carregará tocha olímpica em Florianópolis

04/07/2016 17:26

Representando o pólo aquático de Santa Catarina, o treinador e atleta Toni Costa participará do revezamento da tocha olímpica neste domingo10 de julho, em Florianópolis. Durante as Olimpíadas, Toni será Supervisor de Instalação Esportiva da modalidade, cargo responsável por organizar o campo para os jogos e verificar todos os detalhes antes da início da competição.

Como técnico, Toni Costa acredita no potencial do polo aquático, como um esporte que pode auxiliar no desenvolvimento social das crianças, pois a característica coletiva da  modalidade incentiva a convivência e o respeito às regras. Hoje, o objetivo do técnico é estimular a participação de crianças para fomentar o esporte em Santa Catarina.

Em Florianópolis, onde reside desde 1997, ele treina a equipe feminina Polo Floripa, aonde conquistou diversos títulos, entre eles o Campeonato Brasileiro de Águas Abertas e o Campeonato Sul Brasileiro de Pólo Aquático.

Para ele a falta de piscinas no Brasil dificulta o desenvolvimento do esporte. As esquipes masculina e feminina da UFSC, onde atua como treinador e atleta, estão desde o início do ano sem espaço para treino, já que a piscina da Universidade foi interditada por tempo indeterminado após laudo técnico detectar problemas nos equipamentos.

Nos últimos meses o técnico está realizando um estágio na Califórnia, no Del Mar Water Polo Club, com treinadores americanos, croatas e sérvios, conceituados no esporte, para aprofundar seus conhecimentos sobre os fundamentos do pólo aquático.

Fora d’água, essa não é a primeira vez que o treinador representa Florianópolis. Em 2007, Toni carregou a tocha dos Jogos Pan-americanos. Sobre o convite do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016, Toni comenta: “É um orgulho muito grande representar o esporte”.

Carreira

A trajetória de Toni Costa começou aos 10 anos de idade, quando iniciou a pratica do esporte, em São Paulo. Aos 15 anos, Toni foi convocado para a Seleção Brasileira Juvenil, o que o impulsionou sua convocação para a Seleção Brasileira de Pólo Aquático. Internacionalmente Toni atuou como jogador profissional na França por dois anos. A carreira de técnico começou no clube Atlético Paulistano, em São Paulo. Ainda na cidade, foi sócio-diretor da Academia Aquática, onde treinou mais de 200 atletas.

Entre suas maiores conquistas como atleta estão o Tricampeonato Sul-Americano (1988, 1990, 1992), a vice liderança no Pan-Americano Interclubes por duas vezes (1991, 1992), e uma medalha de bronze no Pan-Americano em Havana (1991), pela Seleção Brasileira. No time masculino da Associação de Pólo Aquático da UFSC (APAUFSC), Toni venceu a Copa Sul de Pólo Aquático, em 1999. Como técnico suas maiores conquistas foram: Campeão Sul Brasileiro feminino com a APAUFSC (2000, 2001, 2002, 2003), Campeão Brasileiro Águas Abertas (2011, 2012, 2013). Em 2004, das atletas que treinou durante a adolescência, a medalhista Alexandra dos Santis conquistou a medalha de ouro nas olimpíadas de Atenas.

Texto da Assessoria de Imprensa – Priscila dos Anjos.

Tags: APAUFSCOlimpíadas 2016pólo aquáticotocha olímpicaUFSC