Ministro da Defesa participa de abertura de evento na UFSC

08/07/2016 07:57

O ministro da Defesa, Raul Jungmann foi o convidado da abertura da nona edição do Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos de Defesa (IX Enabed), que também contou com a presença do reitor da UFSC, Luis Cancellier. O tema do encontro, que reúne alunos de graduação em Relações Internacionais, pós-graduação em diversos outros cursos, professores e pesquisadores nacionais e estrangeiros, é “Forças Armadas e Sociedade Civil: atores e agendas da Defesa Nacional no século XXI”.

Abertura do Enabed. Foto: Teresa Sobral/Ministério da Defesa

Abertura do Enabed. Foto: Teresa Sobreira/Ministério da Defesa

Durante a abertura do evento, no auditório da Reitoria da UFSC, Jungmann anunciou que, ainda em 2016, será lançada a segunda chamada do Programa Álvaro Alberto – uma parceria entre o Ministério da Defesa e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). “Teremos quatro linhas de pesquisa: operações de paz, economia de defesa, entorno estratégico brasileiro e defesa e sociedade”, disse o ministro da Defesa.

O ministro propôs à Associação Brasileira de Estudos de Defesa (Abed) que realize, em 2017, o seu primeiro evento internacional, com o apoio do Ministério.

Protestos

Durante a cerimônia de abertura, alguns dos participantes levantaram cartazes de protesto e, ao final dos discursos, houve manifestações com palavras de ordem contra o presidente interino Michael Temer.

 

Com informações de Alexandre Gonzaga (Ascom – Ministério da Defesa)

Mais informações sobre o IX Enabed no site do evento.

Tags: CNPqdefesaENABEDLuis CancellierMInistro da DefesaRaul JungmannUFSC