Mostra de Filmes Japoneses exibe ‘Ran’ nesta terça

12/07/2016 08:00

RAN-filmeNa terça-feira, 12 de julho, o projeto “Mostra de Filmes Japoneses” exibirá Ran, dirigido por Akira Kurosawa e produzido em 1985, em uma coparticipação entre Japão e França. A atividade dará continuidade à exibição de obras cinematográficas japonesas, com seleções que incluem desde longas de animação a clássicos. Ran é um drama de guerra, com roteiro baseado na peça Rei Lear, de William Shakespeare. Após o filme, haverá debate. A sessão ocorrerá às 18h30, na sala Hassis, bloco B do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). A entrada é franca.

Sinopse:

No Japão, século XVI, Hidetora, o poderoso chefe do clã dos Ichimonjis, decide dividir em vida seus bens entre seus três filhos. Os mais velhos se tornam rivais e começam a lutar pelo controle total das terras, o que ameaça arruinar os domínios da família. O filho mais novo, que tenta se manter fiel ao pai, é banido pelos irmãos e é o único com coragem para lhe contar o que está acontecendo. Como Shakespeare, Kurosawa centraliza seu interesse sobre a responsabilidade do líder e as hipocrisias e ironias de um sistema autocrático. A mais óbvia, nesta obra, é o tema central da guerra, a qual Kurosawa explora em toda sua extensão ao longo do filme. Um clássico do cinema japonês, com imagens belas e detalhadas, batalhas grandiosas e sangrentas e com a destreza de um dos maiores cineastas japoneses em lidar com a linguagem cinematográfica.

Ran foi indicado ao Oscar em quatro categorias em 1986: melhor direção de arte; fotografia; diretor; e figurino. Venceu o BAFTA como melhor filme e maquiagem (1987); e foi indicado ao Globo de Ouro na categoria melhor filme estrangeiro (1986).

Tags: Akira KurosawaCCEDLLEmostra de filmes japonesesRanUFSC