Curso de motores inicia nova turma no dia 1º de agosto

27/07/2016 17:31

Estão abertas as inscrições para nova turma do Curso de Motores, que ocorre a partir do dia 1º de agosto, no Laboratório de Combustão e Engenharia de Sistemas Térmicos (LabCET) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Campus Florianópolis.

O curso é aberto a todos os interessados, não tem pré-requisitos, e as inscrições custam R$ 249.

O conteúdo abrange aulas práticas e teóricas, utilizando motores de automóveis do ciclo Otto, e estacionários do ciclo Diesel, com gerador e bancada de dissipação elétrica e analisadores de eletroinjetores.  Arquivo com vídeos e apostila completa especialmente desenvolvida para o curso são disponibilizadas aos participantes.

As aulas ocorrerão de segunda a sexta-feira, das 14h às 19h, até 5 de agosto. As inscrições podem ser feitas no link ou pessoalmente, na Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (Fapeu), das 13h30 às 17h30. A programação completa pode ser solicitada pelo e-mail gilsonmaia@labcet.ufsc.br.

Mais informações pelo e-mail gilsonmaia@labcet.ufsc.br ou pelos telefones (48) 3721-9390 – ramal 210/ (48) 3721-4310 e (48) 9986-2843.

Ementa:

Introdução Teórica: Histórico, conceito e divisão de máquinas térmicas; Motores a combustão interna dos ciclos Otto e Diesel, Ciclos 2t e 4t. Combustíveis; óleos lubrificantes; sistemas de arrefecimento, regulagens.

Atividades Práticas: Desmontagem completa, montagem e regulagem de motores Otto 4t a álcool e gasolina; Regulagem do ponto de ignição de motores Otto 4t; substituição de correias; Exame de um motor Ciclo Diesel. Prática com o grupo gerador. Prática com  analisador de eletroinjetores. (“bicos injetores”). Análise do teor alcooólico do combustível gasolina produzido no Brasil.

Calendário:

(01/08) – Segunda-feira: Introdução Teórica. Video dos motores. Apresentação dos motores do curso.  Interpretação do avanço do ponto de ignição para um motor Otto 4t, início desmontagem dos motores álcool e gasolina;

(02/08) – Terça-feira: Trabalhos com os motores a álcool e gasolina de automóvel (desmontagem e limpeza); Continuação do processo de desmontagem e Interpretação de falhas e quebras dos motores (“motor fundido”); Limpeza das peças. (introdução à lubrificação e recuperação dos motores. Retífica.);

(03/08)  – Quarta-feira: Início da montagem dos motores. Interpretação de falhas; Transparências apresentando bronzinas, folgas, atrito e lubrificação.

(04/08) – Quinta-feira: Continuação da montagem dos motores Otto álcool e gasolina; Ponto de ignição e válvulas; Interpretação de falhas; Montagem do sistema de inição. Comando de válvulas.

(05/08) – Sexta-feira: Apresentação de injeção eletrônica e seus componentes sensores e atuadores; limpeza de bicos injetores; Atividade prática em automóvel com a retirada dos bicos injetores, procedendo a limpeza e a interpretação do seu funcionamento. Exame dos motores Diesel, Combustíveis e Sistemas de Injeção; Prática com o grupo gerador e bancada de dissipação de energia.

Encerramento e entrega de Certificados.

Todos os dias serão realizadas pausas para o café, aproximadamente às 15h45, dependendo do andamento dos trabalhos.

Tags: Curso de MotoresmotoresUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina