UFSC recebe Seminário Regional da Juventude do projeto ‘De olho na terra’

02/06/2016 08:12

Cerca de 500 jovens acampados e assentados da Reforma Agrária dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul irão participar, de 1º a 4 de junho, do Seminário Regional da Juventude, que será realizado no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis. O evento é fruto de uma parceria realizada entre os setores de comunicação, juventude e cultura do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e a UFSC, por meio do projeto “De olho na terra” — região Sul.

Segundo a coordenação do projeto, o objetivo do encontro é ser um espaço de formação e troca de experiências entre os diversos grupos envolvidos. “Queremos empoderar a juventude Sem Terra por meio de debates e oficinas para trabalhar o campo da Tecnologia da Informação e Comunicação e criar alternativas para construir práticas de comunicação, cultura e arte popular a partir da realidade dos assentamentos”, explica Luciana Frozi, do Coletivo de Cultura. Cartaz_Seminario_Regional_da_Juventude_2016

Nos quatro dias de evento, os jovens terão acesso a discussões sobre vários temas ligados à juventude, comunicação e tecnologia, além de oficinas, momentos de integração e socialização de experiências. A recepção das caravanas e o credenciamento dos participantes ocorre na quarta-feira de manhã, quando haverá uma mesa com representantes da UFSC, do Laboratório de Educação do Campo e Estudos da Reforma Agrária (Lecera) e do MST.

O projeto ‘De olho na terra’ — região Sul

Resultado de uma parceria entre o Lecera, os departamentos de Jornalismo e de Artes e Libras da UFSC, o MST e o Ministério das Comunicações, o projeto visa à criação, nos três estados da região Sul do Brasil, de telecentros e centros de formação em Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) equipados com laboratório de informática, ilha de edição, câmeras, microfones, projetores etc.

Além da infraestrutura e dos equipamentos, o projeto envolve oficinas que vão desde a informática básica e a internet até a produção e finalização de vídeos.

Mais informações na página do Lecera e pelo telefone (48) 3721-5417.

Com informações de Catiana de Medeiros/Página do MST

Tags: Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem TerraMSTReforma AgráriaSem TerraUniversidade Federal de Santa Catarina