Semana do Meio Ambiente UFSC com diversas atividades de 6 a 10 de junho

06/06/2016 08:05

A Universidade Federal de Santa Catarina convida a comunidade a participar da Semana do Meio Ambiente UFSC 2016, que ocorrerá de 6 a 10 de junho. No evento, que será gratuito, serão realizadas mesas-redondas, oficinas, visitas técnicas, minicursos e exibição de filmes que terão como finalidade a promoção de temas de sustentabilidade no âmbito interno e externo da universidade, buscando a reflexão e o desenvolvimento de um pensamento mais consciente e responsável com relação ao meio ambiente.

As mesas-redondas serão no dia 7 de junho, a partir das 9h30, no Auditório do Centro Socioeconômico (CSE). Os temas abordados foram os escolhidos através de votação pela comunidade, são eles: “Tragédia de Mariana”, “Consumo colaborativo e consciente”, “Balneabilidade das praias de Florianópolis” e “Ciclovias em Florianópolis”. Na Mesa da Tragédia de Mariana, por exemplo, estarão presentes: Fernanda Cunha Pirillo Inojosa, representante do Ibama e Coordenadora-Geral de Emergências Ambientais de Desastres, uma das responsáveis pela elaboração do relatório técnico da tragédia; Maurício Sens, professor da UFSC e líder de pesquisa em tratamento de água da UFSC; e Guilherme Pontes, ex-morador da localidade devastada e participante de movimentos sociais. O objetivo das mesas é gerar o debate e trazer tais discussões para dentro da Universidade.

Também ocorrerão visitas ao Sítio Çarakura, Projeto Tamar, Aterro Sanitário de Biguaçu, Sistema de Água da Habitasul e ao Parque Estadual do Rio Vermelho, estas com vagas limitadas. A Sala Verde promoverá oficinas, como a de “Alimentação Saudável” e “Confecção de Papeleiras”, além da realização da “Caminhada das Plantas nas UFSC”. Haverá exibição de filmes e documentários ganhadores do Festival  Internacional de Cinema Socioambiental Planeta Doc. Ocorrerá ainda o mutirão de  plantio de mudas no Bosque do CFH, além de minicursos e a “Educação Ambiental na Praça da Cidadania” que será realizada em frente à Reitoria, onde os grupos ambientais mostrarão um pouco do trabalho que realizam.

A programação completa está disponível neste link e no gráfico abaixo:

programacao_semana_meio_ambiente

Inscrições limitadas e podem ser feitas antecipadamente neste link

Serão emitidos certificados de horas complementares para os participantes.

Patrocinadores e apoiadores: Fepese, Fapeu, Feesc, Sala Verde, Aesa, Calesa, CRA-SC

Mais informações no facebook do evento ou pelo telefone da Coordenadoria de Gestão Ambiental – (48) 3721-4202.

Tags: Coordenadoria de Gestão AmbientalSemana do Meio Ambiente UFSCUFSC