Núcleo da UFSC realiza seminários com publicações sobre alfabetização infantil

20/06/2016 11:50

slide_1

O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização e Ensino da Língua Portuguesa (Nepalp) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realizará os seminários “Alfabetização de crianças de 6 a 8 anos”/”Produções do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa” (PNAIC/SC 2013 – 2015) em seis cidades do estado. Cada evento terá a duração de oito horas, contando com palestras, mesas-redondas temáticas com autores participantes das publicações e convidados, além do lançamento de materiais sobre o assunto. As palestras ocorrerão de 4 a 15 de julho.

O objetivo é a divulgação das produções textuais decorrentes das atividades nos cursos de formação do PNAIC/SC: o livro Alfabetização na perspectiva do letramento: letras e números nas práticas sociais e os volumes I e II dos cadernos Alfabetização de crianças de 6 a 8 anos: relatos de experiência docente.  Os materiais fazem parte das atividades do Núcleo no PNAIC/UFSC, que tem o objetivo de ampliar o conhecimento dos professores alfabetizadores responsáveis pela educação de crianças até o terceiro ano do ensino fundamental. 

Em virtude de o PNAIC em Santa Catarina ter tido a participação de 293 dos 295 municípios do estado, o seminário ocorrerá em cinco diferentes regiões: São Carlos (região Oeste), Fraiburgo (região Meio-Oeste), Joinville (região Norte), Balneário Camboriú (Vale do Itajaí), Laguna (região Sul) e São José (Grande Florianópolis).

Por meio de estudos, reflexões e debates, os participantes do PNAIC buscaram conciliar a avaliação, a formação e o material didático de que se dispunha como estímulo ao ensino. Os participantes trabalharam também na perspectiva de constituição de uma identidade profissional, considerando o professor como capaz de ser criativo e independente em suas práticas, estimulando-o a buscar alternativas, a realizar projetos e a trabalhar de modo colaborativo para ensinar as crianças a ler e escrever e iniciar o aprendizado em outras áreas do conhecimento no ciclo da alfabetização.

Datas:

4/07/2016 – São Carlos;

6/07/2016 – Fraiburgo;

8/07/2016 – São José;

11/07/2016 – Balneário Camboriú;

13/07/2016 – Joinville;

15/07/2016 – Laguna;

Mais informações: (48) 3721-4491.

Tags: NepalpPNAICUFSC