DIVULGA UFSC – 13/06/2016 – edição 742

13/06/2016 09:49

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

www.divulga.ufsc.br – 13/06/2016 – Edição 742

Inscrições abertas para curso a distância ‘Álcool e outras drogas, da coerção à coesão’

O Ministério da Saúde, por meio da Universidade Aberta do SUS (Una-SUS), em parceria com a UFSC, recebe inscrições a 4ª edição do curso de atualização em Saúde Mental: “Álcool e outras drogas, da coerção à coesão”. Trabalhadores do SUS com formação em nível médio/técnico e superior que atuam diretamente na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e na Rede Intersetorial (SUAS, Justiça e Ministério Público) podem se inscrever. O período de inscrição segue aberto até o dia 15 de julho através do site do Una-SUS.

Ato reúne comunidade universitária por fim da violência contra a mulher

Uma manifestação organizada pela Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidades (SAAD/UFSC) foi realizada na quinta-feira, 9 de julho, na Praça da Cidadania, no Campus Florianópolis. Durante o ato, foram distribuídas fitas da cor lilás como forma de apoio à causa, e um grande painel foi disponibilizado para que os participantes pudessem expressar suas opiniões. O evento, intitulado “A UFSC diz não à violência contra a mulher”, contou com a participação de professores, técnicos-administrativos em Educação e estudantes que passavam pelo local no horário entre 11h30 e 12h30. O ato aconteceu simultaneamente nos campi da UFSC de Blumenau e Curitibanos. Continue a leitura » ».

Núcleo de pesquisas promove palestra ‘Livro do Desassossego: do original ao digital’

O Núcleo de Pesquisas em Informática, Literatura e Linguística promove a palestra “O Livro do Desassossego: do original ao digital – Codificação informática de textos literários, problemas e soluções no Arquivo LdoD”, com Diego Giménez (UEL/CLP). O encontro será na sala Machado de Assis, no prédio B do Centro de Comunicação e Expressão, no dia 14 de junho, às 9 horas. Informações: (48) 3721-6590.

Seminário debaterá conjuntura política e movimentos sociais

O Núcleo de Estudos em Serviço Social e Organização Popular (NESSOP/UFSC) promove, no dia 14 de junho, o seminário “Conjuntura Política e Movimentos Sociais”. A programação se inicia às 9h, com a palestra “Auditoria Cidadã da Dívida”, com a auditora aposentada da Receita Federal, Maria Lucia Fattoreli. O movimento sindical será debatido às 18h30, com a participação de Heloisa Helena Pereira (SindSaúde), Luciano Wolffenbüttel Veras (SindPrev), Mauro Titton (Andes), com a mediação do professor Paulo Pinheiro Machado. O evento ocorre no auditório do Centro Socioeconômico (CSE). Informações na página do evento no Facebook.

Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas divulga edital para doutorado

O Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Ciências Fisiológicas (PMPGCF/CCB) divulgou o edital para a seleção de novos alunos de doutorado. As inscrições devem ser realizadas de 13 de junho a 8 de agosto. Informações na página do programa.

Secretaria de Inovação realiza consulta com a comunidade universitária

A Secretaria de Inovação comunica que está promovendo até 14 de junho uma consulta sobre os principais desafios a serem enfrentados na gestão que se inicia. Professores, técnico-administrativos, alunos de pós-graduação, graduação e pesquisadores em geral podem responder ao questionário, disponível online. Mais informações aqui.

12º Congresso de Cadastro Técnico Multifinalitário recebe artigos

O 12º Congresso de Cadastro Técnico Multifinalitário (Cobrac), que será realizado em Florianópolis de 16 a 20 de outubro de 2016, está com chamada aberta para artigos científicos. Continue a leitura » ».

PETEEL promove minicurso introdutório ao LaTeX

O minicurso introdutório ao LaTeX (plataforma web ShareLaTeX), que visa o ensino e prática dos principais conceitos ligados à criação de documentos, será realizado dia 14 de junho, às 18h30, na sala LIICT (3º andar do CTC). O ministrante será Mateus Cichelero da Silva. Promoção: PET Engenharia Elétrica (PETEL). Informações: (48) 3721-9729 ou no Facebook.

Evento discute políticas de saúde no SUS

No dia 14 de junho, às 18h, no Auditório da Pós-Graduação do CCS, o Coletivo Humaniza e o Centro Acadêmico de Medicina, promovem um espaço de discussão sobre  “Os Impactos das Novas Políticas de Saúde Sobre o SUS”, com Antônio Fernando Boing, Chefe do Departamento de Saúde Pública; e Ronaldo Zonta, Diretor da Atenção Primária em Florianópolis, Ronaldo Zonta. Informações na página do  Coletivo Humaniza  ou via e-mail chumanizamedufsc@gmail.com.

Acompanhe outras notícias da UFSC

Confira a programação da TV UFSC
tv.ufsc.br

Siga a UFSC nas redes sociais
TwitterFacebook

Contatos com a produção deste informativo:

Coordenadoria de Comunicação Organizacional e Novas Mídias – Agecom
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Campus Reitor João David Ferreira Lima. Trindade. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.
divulga@contato.ufsc.br / +55 (48) 3721-2825 / 3721-2824

Acesse nossa Política Editorial

Para deixar de receber nossos boletins, clique aqui.

Tags: Divulga UFSCUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina