12º Congresso de Cadastro Técnico Multifinalitário recebe artigos

09/06/2016 10:33

O 12º Congresso de Cadastro Técnico Multifinalitário (Cobrac) será realizado em Florianópolis de 16 a 20 de outubro de 2016, e conta com a participação de grandes personalidades relacionadas à temática a nível nacional e  internacional. Em função de se tratar de um tema multidisciplinar, o congresso é um espaço para participação desde estudantes dos cursos de graduação, mestrado, doutorado, pesquisadores e profissionais de instituições nacionais e internacionais, além de empresas e órgãos públicos usuários oficiais que trabalham com cadastro, cartografia, sensoriamento remoto, geoprocessamento e fotogrametria.

O evento deve discutir temas como a necessidade de se programar planos diretores municipais baseados em CTM, tendo-se o apoio e a participação do Ministério da Integração Nacional, das Cidades, do Planejamento e da Reforma Agrária.

Ao mesmo tempo, o evento deve propiciar e renovar motivações para que os congressistas continuem desenvolvendo seus trabalhos, em qualquer que seja seu campo de atuação na sociedade, contribuindo para a instauração da Mentalidade de CTM nacionalmente, no Mercado Comum do Sul (Mercosul) e na América Latina, comprometido com uma cartografia de qualidade.

O tema será discutido nas mesas redondas do evento e contará com a participação de representantes de órgãos públicos, como institutos, prefeituras e instituições pertinentes à temática do evento. Neste ano, já se tem confirmado a participação expressiva de profissionais  alemães, espanhóis, portugueses, cubanos, mexicanos, guatemaltecos argentinos e equatorianos, mostrando cada vez mais que o Cobrac está proporcionando a interação da União Européia na área com o Comitê Latino-Americano de Cadastro Técnico Multifinalitário.

Datas importantes

30 de junho de 2016 – Data final para o envio de artigos completos

16 de agosto de 2016 – Data para a divulgação dos artigos aceitos

16 de agosto de 2016 – Prazo limite para o pagamento das inscrições com desconto

30 de agosto de 2016 – Data para a submissão da versão final dos artigos corrigidos

16 de outubro de 2016 – Credenciamento e abertura do Cobrac 2016

Sobre o Cobrac

O Cobrac foi idealizado por um grupo de professores da UFSC, em 1993, logo após a criação do Mestrado na Engenharia Civil, no qual se criou a área de concentração “Cadastro Técnico Multifinalitário”. Desde 1994 o evento se tornou bianual, buscando sempre a parceria do meio científico, o empresarial e o profissional, seja de empresas públicas ou privadas.

Mais informações pelo telefone 3721-2397 ou pelo site www.cobrac.ufsc.br.