Universidade comemora os 70 anos da graduação e os 45 da pós-graduação em Odontologia

20/05/2016 19:39

A solenidade comemorativa aos 70 anos da graduação e dos 45 anos de pós-graduação em Odontologia na UFSC, na noite da quinta-feira 19 de maio, no Auditório da Reitoria, iniciou lembrando os esforços que trouxeram até esse momento. O professor Cleo Nunes de Sousa, decano do Curso, em que se graduou em 1967 e onde é docente desde 1970, fez um resumo da história, desde o primeiro Curso de Odontologia no Brasil, em 1879, como anexo da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro.

O professor Cleo Nunes de Sousa lembrou a história do curso

Professor Cleo Nunes de Sousa lembrou a história do curso. Foto: Henrique Almeida/Agecom/UFSC

A mesa das autoridades na cerimônia era composta pela vice-reitora Alacoque Lorenzini Erdmann, o vice-diretor do Centro de Ciências da Saúde, Ricardo de Sousa Vieira, o chefe do Departamento de Odontologia, Alfredo Meyer Filho, a coordenadora do Curso de Odontologia da UFSC e da Semana de Integração do Curso de Odontologia, Daniela Ramos Carcereri, a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UFSC, Isabel Cristina Santos Almeida, o presidente do Conselho Regional de Odontologia de Santa Catarina, Elito Araújo, e a presidente da Associação Brasileira de Ensino Odontológico, Maria celeste Moreira.

Cleo foi o representante dos professores na cerimônia. Ele relembrou a tentativa frustrada de criar a Faculdade Livre em Florianópolis em 1909, do Instituto Polytechnico, que durou de 1917 a 1932 (com os cursos de Farmácia, Odontologia, Comércio e Agrimensura); a importância da implantação do Departamento de Saúde Pública de Santa Catarina no início da década de 1940, oferecendo estrutura para que, então, em 1946, fosse criada a Faculdade de Farmácia e Odontologia, instalada oficialmente em 1948. O reconhecimento pelo Ministério da Saúde veio em 1951. Sustentava-se com a cobrança de mensalidades e apoio da sociedade civil e do Governo até 1960, quando foi incorporado à então recém-criada UFSC.

Quem falou pelos estudantes foi o acadêmico Christopher Rainier Santiago da Silva. Agradeceu aos professores, que chamou de gigantes já “eternizados na história dessa renomada escola” e os técnico-administrativos, “as engrenagens que movem a maquinária chamada odontologia; sem vocês, nossas mãos, ainda que habilidosas, estariam atadas”. Para o futuro e os alunos, desejou “que possamos fazer anos tão gloriosos quanto os 70 anos que se passaram”. João Batista da Silva, em nome dos técnico-administrativos, foi mais direto: destacou a felicidade e o prazer da atividade e de fazer parte do curso e resumiu: “quando faz o que gosta, você não trabalha, você se diverte”.

Em seguida, o CCS fez a homenagem, com entrega de lembranças, a docentes e servidores técnico-administrativos que participaram da história do curso ao longo dos anos.

A coordenadora lembrou da importância da manutenção da convivência com os ex-alunos e do crescimento: após depender inicialmente de professores e de apoio de outras instituições, “a UFSC conseguiu se fortalever e hoje é parceira das universidades e faculdades de Santa Catarina”. E interrompeu sua fala para homenagear duas servidoras: Iara dos Passos Rodrigues e Ana Maria Vieira Frandolozo, secretárias, respectivamente, da graduação e da pós em Odontologia.

A vice-reitora ressaltou o papel institucional e constitucional das atividades de graduação e pós-graduação e do apoio mútuo entre ambas: “nossos docentes e pesquisadores de odontologia sustentam e vitalizam nossa missão”, disse, e complementou: “a qualidade do ensino de graduação do Curso de Odontologia e dos professores titulares tem a marca da pós-graduação”. E também apontou para o futuro: “entendemos como vital projetar nossa instituição para as próximas décadas. Vamos comemorar os 80 anos, os 90, o primeiro século e mais”.

Fábio Bianchini/Jornalista da Agecom/UFSC
fabio.bianchini@ufsc.br