UFSC inicia curso que prepara profissionais para gestão de riscos em desastres naturais

09/05/2016 09:38

O Seminário de abertura do Programa de Pós-Graduação em Desastres Naturais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) ocorreu na sexta-feira, no campus Florianópolis, bairro Trindade. O Mestrado Profissional em Desastres Naturais é pioneiro em Santa Catarina e com proposta interdisciplinar visa qualificar profissionais de diferentes áreas para atuação técnica em ações de redução de riscos em desastres.

O evento contou com a presença de representantes da Defesa Civil do Estado e da Universidade de Santa Catarina. A aula inaugural foi ministrada pelo professor Masato Kobiyama, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e pela secretária de Administração de Ilhota e representante do Movimento Nacional de Afetados por Desastres Socioambientais (Monades), Tatiana Richart Reichert.

A programação segue na próxima sexta-feira com um minicurso sobre Logística Humanitária, com a professora Fabiana Santos Lima, da UFSC, no bloco B do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), a partir das 18h30.

O curso é vinculado ao Departamento de Geociências e possui duas linhas de pesquisa. Uma delas voltada à geologia, meteorologia e hidrologia e a outra aborda a vulnerabilidade social. No Brasil, há mestrados em Desastres Naturais no Pará, Pernambuco e no Rio de Janeiro. Entre os projetos de pesquisa da turma formada por 17 alunos estão os estudos de mapeamento de áreas de risco e vulnerabilidades socioambientais no Vale do Itajaí e na grande Florianópolis, que podem subsidiar ações efetivas na redução de riscos.

Tags: Pós em Desastres NaturaisPrograma de Pós-Graduação em Desastres NaturaisUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina