Soluções em nanotecnologia para indústria catarinense serão discutidas em workshop

03/05/2016 09:15

O Laboratório Interdisciplinar para o Desenvolvimento de Nanoestruturas (Linden) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) irá promover o workshop “Soluções Inovadoras em Nanotecnologia para a Indústria Catarinense”, nesta quinta-feira, 5 de maio, no auditório Milton Fett, na Fiesc. O objetivo do evento, uma parceria com a Fapesc e Fiesc, é reunir empresas de setores tradicionais para discutir desafios de desenvolvimentos em nanotecnologia com vistas à incorporação de soluções inovadoras para a melhoria da competitividade de setores chaves da economia da região.

O encontro também pretende mapear competências de instituições, públicas e privadas, de Ciência, Tecnologia e Inovação e empresas fornecedoras de soluções nanotecnológicas da região e apresentar novos conhecimentos e aplicações de nanotecnologia oriundos de pesquisas realizadas no Brasil e no exterior. Outra finalidade do evento é promover negócios e interações entre empresas e grupos de pesquisas.

O Linden faz parte da rede Sistema Nacional de Laboratórios em Nanotecnologia (Sisnano), patrocinada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e tem como objetivo gerar e transformar conhecimentos científicos e tecnológicos em produtos, processos e protótipos inovadores com viabilidade comercial.

Além disso, o Linden agrega os laboratórios associados à inovação na área de nanotecnologia na UFSC e está relacionado com mais de 20 grupos de pesquisa especializados, dos quais 12 são associados ao Linden. Esses grupos trabalham em estreita colaboração com empresas dos mais diversos setores da economia como têxteis, cosméticos, fármacos, agronegócio, eletro-metal-mecânico, cerâmico, saúde e tintas.

Mais informações na página do Linden.

Confira a programação:

Hora Descrição Responsável
09:00-10:00 Credenciamento Equipe do Linden
10:00-10:15 Abertura Roselane Neckel (reitora/UFSC)
Glauco José Côrte (presidente/Fiesc)
10:15-11:00 Palestra de Abertura Prof. Tito Trindade, Aveiro/Portugal.
Colaborador do International Iberian Nanotechnology Laboratory (INL)
11:00-12:00 Mesa Redonda:Oportunidades de Financiamento de Projetos em Nanotecnologia Natalino Uggioni Fiesc/IEL, Claudia Romani (Senai), Anderson Luiz Pacheco de Souza (Badesc),Rodrigo Coelho (Finep),Murilo Guimarães (Finep)
12:00-13:00 Brunch
13:00-13:40 Case Nanopartículas antimicrobianas Gabriel Nunes (TNS)Ricardo Machado (LCP)
13:40-14:20 Case Funcionalização de nanoargilas Henrique Cislagui da Silva (T-Cota)Dachamir Hotza (Cermat)
14:20-15:00 Case Produtos nanoencapsulados Betina Ramos (Nanovetores)Antonio Augusto de Souza (Labmassa)
15:00-15:20 Case Materiais e superfícies nanoestruturados Heloisa Campos (Cetarch)Diego Salvaro (Labmat)
15:20-15:30 Lançamento do livro “Nanossegurança: Guia das boas práticas em Nanotecnologia para fabricação e laboratórios” Leandro Berti
15:30-15:40 Encerramento Dachamir Hotza Linden/UFSC
Natalino Uggioni Fiesc/IEL, Claudia Romani (Senai)
15:40-16:00 Coffee Break
16:00-18:00 Rodada de negócios TNS, T-Cota, Nanovetores, Cetarch, Linden, Fiesc/IEL, AGIUFSC (representantes).

Tags: FiescLindennanotecnologiaSisnanoUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina