Seminário Internacional Fazendo Gênero divulga orientações para proposição de simpósios temáticos

23/05/2016 11:21

Depois de passar por Israel, Holanda, Irlanda, Estados Unidos, Costa Rica, Austrália, Noruega, Uganda, Coreia, Espanha, Canadá e Índia, é a vez do Brasil sediar o Women’s Worlds Congress, em um único evento com o Seminário Internacional Fazendo Gênero de 30 de julho a 4 de agosto de 2017, no campus da UFSC. A temática que norteará o encontro é “Transformações, Conexões, Deslocamentos”. A comissão organizadora do 13° Mundos de Mulheres & Fazendo Gênero 11 já publicou a primeira circular com as orientações para proposição de Simpósio Temático.

O evento internacional reúne a cada três anos mulheres de todas as partes do mundo, vindas das esferas da academia e do ativismo – em 2017, será sediado pelo Instituto de Estudos de Gênero da UFSC. O encontro mobiliza setores diversos do feminismo, que vêm alargando e adentrando espaços nas últimas décadas, movendo debates, releituras, autocríticas e conquistas.

A concepção do encontro é plural, buscando abrir espaços e horizontes. As línguas oficiais do 13th Women’s Worlds Congress & Seminário Internacional Fazendo Gênero 11 serão português, espanhol e inglês.

O 13th Women’s Worlds Congress & Seminário Internacional Fazendo Gênero 11 terá várias modalidades de participação: Simpósios Temáticos, Fóruns de Debate, Minicursos, Oficinas, Pôsteres (para estudantes de graduação e PIBIC/EM), Mostra Audiovisual, II Exposição Internacional Arte e Gênero, Mostra de Fotografias, Ouvintes.

Instruções para apresentação de Propostas de Simpósio Temático

Os Simpósios Temáticos (ST) funcionarão, em quatro manhãs, com o objetivo de reunir os trabalhos apresentados sobre diferentes temáticas dos estudos de gênero, mulheres e feminismos, propiciando o encontro e discussão interdisciplinar de pesquisadoras/es de um mesmo tema e serão coordenados por duas/dois pesquisadoras/es doutoras/es de instituições diferentes, nacionais ou internacionais (a comissão científica privilegiará STs organizados por proponentes de países distintos). Além das coordenadoras cada simpósio deverá ter um/a debatedor/a, preferencialmente ligada a um movimento social ou organização feminista. Esta pessoa poderá ser indicada pelas coordenadoras ou pela organização do evento.

Os Simpósios serão divididos em dois Ciclos: Ciclo A (2ª e 3ª-feira) e Ciclo B (5ª. e 6ª-feira). Para ser efetivado, cada Simpósio, independentemente do Ciclo, deverá ter um mínimo de 15 e um máximo de 20 trabalhos inscritos.

Os Simpósios Temáticos são espaços para exposição e diálogo de pesquisas concluídas ou em andamento. Cada participante terá 15 minutos para apresentar sua comunicação oral aos/às participantes e ouvintes do Simpósio Temático. Essa modalidade (comunicação oral) estará disponível para inscrição entre 20 de setembro a 7 de dezembro. Poderão se inscrever estudantes de pós-graduação (mestrado e doutorado), mestras/es e doutoras/es com pesquisas que se enquadrem na proposta do Simpósio Temático.

1. As inscrições para propor Simpósios Temáticos podem ser feitas de até 8 de agosto de 2016.

2. Apenas um/a dos/as proponentes de cada Simpósio deverá registrar no sistema a proposta. Para identificar o/a colega que também coordenará a atividade, este/a deverá se inscrever previamente no sistema. Assim, no momento em que o/a proponente fizer a submissão, deverá informar ou CPF ou passaporte do/a outro/a coordenador/a.

3. A seleção das propostas de Simpósio será realizada pela comissão científica designada pela organização do evento. As propostas serão avaliadas pela sua consistência, relevância e clareza, priorizando-se aquelas que se vincularem ao tema central do evento, e cujas organizadoras forem de países diferentes.

4. O resultado será divulgado na área de inscrição das/dos proponentes no dia 5 de setembro de 2016. As inscrições de comunicação oral nos STs aprovados apenas serão liberadas após a confirmação do pagamento da inscrição das/os duas/dois proponentes.

5. O pagamento da inscrição dos proponentes de ST deverá ser realizado até o dia 12 de setembro de 2016.

São responsabilidades das/os coordenadoras/es de Simpósios Temáticos:

• Aprovação e programação das apresentações dos trabalhos avaliados, utilizando o site do evento;
  • Receber, avaliar e selecionar os trabalhos inscritos no seu Simpósio Temático;
  • Postar, nas datas previstas, a relação de trabalhos aceitos em seu ST;
  • Organizar as sessões de apresentação;
  • Coordenar as atividades do ST durante o evento;
  • Apresentar um relatório final, através de formulário, sobre as atividades desenvolvidas no ST.
  • Os STs acontecerão no período da manhã, das 8h30 às 12h.

Para se efetivar, o Simpósio deverá obter no mínimo 15 trabalhos, sendo que o limite máximo será de 20 trabalhos em cada Ciclo.

Mais informações, calendário, tarifas e regras para inscrição em cada modalidade na página www.fazendogenero.ufsc.br.

Tags: 13° Mundos de Mulheres & Fazendo Gênero 1113th Women’s Worlds CongressFazendo Gênero 11gêneroInstituto de Estudos de GêneromulheresUFSCUniversidade Federal de Santa CatarinaWomen’s Worlds Congress