Grupo de apoio para trabalhadores assediados moralmente em Florianópolis

02/05/2016 14:57

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) irá formar um novo grupo de apoio aos trabalhadores que sofrem de assédio moral no desempenho de suas atividades profissionais em Florianópolis e região. Os interessados devem marcar entrevista para identificar se as situações vivenciadas no âmbito do trabalho constituem assédio moral de fato. Interessados devem enviar um e-mail para vivencias.ufsc@gmail.com. As vagas são limitadas, e o prazo para o envio encerra no fim do mês.

As situações mais características desses constrangimentos pessoais impostos por parte de chefias e por colegas estão no manual Assédio Moral no Trabalho: uma violência a ser enfrentada. Os interessados podem fazem o download no site da UFSC.

De acordo com a coordenadora do projeto de extensão Combate e Prevenção ao Assédio Moral no Trabalho para a Promoção da Saúde do Trabalho, Suzana da Rosa Tolfo, do departamento de Psicologia da UFSC, estas situações são mais comuns do que se imagina. “Dificilmente, o trabalhador assediado encontra apoio nas organizaçõess . Por isso, a disposição de um espaço para informação, troca de experiência favorece estratégias de defesa, bem como atividades terapêuticas breves. Elas são realizadas por alunos de graduação e pós-graduação, sob minha supervisão”.

Os encontros semanais posteriores – todos realizados na UFSC – tratam da exposição do problema individual ao grupo, bem como a busca de estratégias de enfrentamento à dificuldade vivenciada pelo trabalhador. Para a coordenadora, esses problemas têm consequências negativas para o bem-estar do trabalhador e não devem ser ignorados. Crises de ansiedade generalizadas e depressão são alguns dos problemas de saúde decorrentes do Assédio Moral. Iniciado em 2011, o grupo de apoio tem se mostrado eficiente no sentido de ajudar na troca de experiências entre trabalhadores de todos os níveis: serventes terceirizados, professores universitários concursados, servidores públicos e empregados de empresas privadas e de economia mista.

Mais informações pelo vivencias.ufsc@gmail.com

Tags: assédio moralUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina