Lançamento do Observatório da Mobilidade Urbana da UFSC nesta segunda

16/05/2016 09:40

Nesta segunda-feira, 16 de maio, no auditório do Espaço Físico Integrado (EFI), será o lançamento oficial do Observatório da Mobilidade Urbana da UFSC. Durante o evento, estarão presentes representantes da Universidade, das prefeituras da Região Metropolitana da Grande Florianópolis (RMF), da Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis (SUDERF), do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF) e da Federação das Associações de Moradores de Santa Catarina (Famesc). Inscrições gratuitas: www.goo.gl/bKDkD8.

“O Observatório nasceu para contribuir com políticas públicas na área de mobilidade urbana, através da promoção de estudos, pesquisas, debates e da elaboração de projetos sobre o tema. Nosso objetivo é promover melhores práticas em mobilidade urbana ao interagirmos com a sociedade civil, gestores públicos nos três níveis de governo, institutos e grupos de pesquisa, e organizações não governamentais”, afirma Werner Kraus, professor do Departamento de Automação e Sistemas (DAS) da UFSC e coordenador do Observatório.

O lançamento será seguido do Seminário NeoTrans, com programação que inclui apresentações e debate sobre Transporte Aquaviário. As atividades se estendem durante o dia seguinte com oficinas de trabalho sobre a nova rede de transporte público coletivo, sua gestão e remuneração. As propostas do NeoTrans serão formuladas a partir das diretrizes gerais recomendadas pelo Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (Plamus) da Grande Florianópolis.

O NeoTrans é um projeto criado para elaborar uma nova estrutura de transporte coletivo para a RMF, além de projetar corredores exclusivos para BRT (Bus Rapid Transit). “O NeoTrans está sendo desenvolvido em convênio com a SUDERF e seus resultados deverão orientar a montagem do processo de concessão do transporte coletivo metropolitano”, complementa Werner Kraus.

Programação:

16 de maio de 2016 – Segunda-feira

17h –  Lançamento do Observatório de Mobilidade Urbana UFSC

19h – 21h30  –  Apresentações e Debate – Transporte Terrestre e Aquaviário

17 de maio de 2016 – Terça-feira

14h – 16h  –  Oficina de Trabalho Parte I – Nova Rede de Transporte Coletivo Metropolitano

16h – 16h15  –  Intervalo

16h15 – 18h  –  Oficina de Trabalho Parte II – Gestão e Remuneração do Sistema