Foco do 7° Seminário Energia + Limpa é como popularizar a geração distribuída no Brasil

18/05/2016 15:05

Como popularizar a adoção de micro e minigeradores de energia renovável em empresas e residências? Esta é uma das respostas que o Instituto IDEAL e a Universidade Federal de Santa Catarina, organizadores da 7ª edição do Seminário Energia + Limpa, querem ouvir de especialistas brasileiros no dia 1º de junho, na Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), em Florianópolis. Com enfoque em geração distribuída, cases de sucesso e desafios do setor fotovoltaico, o Seminário inova ao apresentar, além de dois painéis de debates com os principais especialistas em energias renováveis do país, um workshop sobre micro e minigeração FV no período da tarde. Nessa atividade, serão discutidos padrões de conexão à rede, retorno financeiro e alterações na Resolução Normativa 482, da ANEEL.

O evento abre o mês de mobilização pelo meio ambiente. Todas as atividades do Seminário são gratuitas e abertas ao público, porém, na FIESC, o foro é limitado a 150 pessoas. O credenciamento no dia 1° de junho ocorrerá a partir das 8h30.

Marco Aurélio Lenzi Castro, especialista em regulação da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL); Daniel Chang, assessor de captação de recursos do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); Marco Olívio Morato de Oliveira, analista de gerência técnica da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), e o coordenador de mudanças climáticas e energia do WWF-Brasil, André Nahur, dividirão o mesmo painel na manhã do dia 1°, a partir das 10h45. O tema é a popularização da geração distribuída nas cidades.

Já a primeira mesa, a partir das 9h30, será moderada pelo presidente do Instituto IDEAL, Mauro Passos, e integrada por Otmar Josef Müller, presidente da Câmara de Energia da FIESC, Rodolfo de Sousa Pinto, presidente da Engie Energia e Felipe Castro do Couto, gerente de planejamento do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). A temática segue sendo a popularização da geração distribuída, porém, com enfoque no setor empresarial.

workshop é um dos destaques do Seminário, sendo aberto pelo especialista da ANEEL com um ‘passo a passo para ter um sistema FV conectado à rede’. Normas técnicas e procedimentos para micro e minigeração, incluída comparação entre regiões , é o segundo tópico da tarde. Neste, teremos a colaboração da CELESC e da Quantum Força e Tecnologia. A segunda parte, relacionada à ‘contabilidade da energia solar’, contará com a expertise da Solar Energy do Brasil. Para encerrar a tarde, teremos ainda a apresentação de um case empresarial com a participação da empresa instaladora Inove Energias Renováveis e do consumidor, proprietário da Estância Guatambu, Valter José Pötter, que solarizou toda o processo de produção de sua vinícola, localizada em Dom Pedrito, no Rio Grande do Sul. A moderação será do diretor do IDEAL e professor coordenador do Grupo Fotovoltaica/UFSC, Ricardo Rüther.

A mesa de abertura do evento ainda terá a participação de apoiadores do Instituto IDEAL e o lançamento nacional do vídeo do América do Sol, o maior programa de disseminação da energia solar fotovoltaica no Brasil, com vistas à atuação continental, como o próprio nome diz. A produção do vídeo foi realizada pelo renomado cineasta socioambiental, Todd Southgate, diretor de Desculpe pelo Transtorno, a História do Bar do Chico. O audiovisual tem versões legendadas ao espanhol e ao inglês e teve o apoio da Eletrosul Eletrobrás, Organização Latino-Americana de Energia (OLADE) e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Como em edições anteriores, integra também a programação do Seminário Energia + Limpa, uma visita técnica ao Centro de Pesquisa e Capacitação em Energia Solar (Fotovoltaica/UFSC), no dia 2 de junho, oportunidade em que os participantes conhecerão os geradores solares FV integrados aos prédios do Laboratório. A visita ocorrerá em dois horários, as 10 e às 14 horas. Para participar, confirme interesse no momento do credenciamento, no dia do Seminário. O Laboratório Fotovoltaica/UFSC está localizado no Sapiens Parque, na Cachoeira do Bom Jesus, em Florianópolis. Para mais informações de localização, acesse https://goo.gl/maps/YDE7eDdkJ8k. O transporte ao local da visita é por conta do interessado. O credenciamento no dia 1° de junho ocorrerá a partir das 8h30.

Mais informações no site.

Tags: Instituto IdealSeminário Energia LimpaUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina