Exposição de fotos relaciona Florianópolis com o Arquipélago dos Açores, em Portugal

06/05/2016 14:14

A exposição Ilha Terceira/Ilha de Santa Catarina: um paralelo iconográfico será apresentada de 10 a 21 de maio no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) – Campus São José, com fotografias, tiradas no século passado, de Florianópolis e da Ilha Terceira, localizada no arquipélago dos Açores – Portugal. Através de imagens reunidas pelo engenheiro florianopolitano Paulo Ricardo Caminha, o objetivo da exposição é mostrar a semelhança entre as duas ilhas, ressaltando a presença da cultura açoriana.

A visitação poderá ser realizada de segunda a sexta das 8h30 às 17h30. Serão exibidos 13 painéis, com fotos aplicadas em PVC, que retratam o folclore, a arquitetura e outras tradições açorianas presentes tanto na Ilha Terceira como em Florianópolis.

Em 1988, Paulo Ricardo Caminha, curador da exposição, começou a montar um acervo com fotografias antigas da Ilha de Santa Catarina. Ele foi influenciado por seu avô, que contava histórias sobre Florianópolis na época em que havia forte influência da imigração açoriana. A exposição pretende mostrar que ainda há uma herança cultural forte que liga a cidade diretamente ao Arquipélago dos Açores, mesmo três séculos depois do início da colonização.

A exposição é uma realização do Núcleo de Estudos Açorianos (NEA) da Universidade Federal de Santa Catarina.

convite_expo_caminha_2016_web

Tags: NEANúcleo de Estudos Açorianos (NEA)UFSCUniversidade Federal de Santa Catarina