10º FITA: espetáculo espanhol ‘El Avaro de Molière’ abre festival neste sábado

11/05/2016 13:34

A décima edição do Festival Internacional de Teatro de Animação (FITA) irá abrir neste sábado, 14 de maio, com o espetáculo El Avaro de Molière, da companhia espanhola Tàbola Rassa. O FITA será realizado de 14 a 20 de maio, em Florianópolis e outras quatro cidades catarinenses que receberão o circuito itinerante.

A apresentação inicial ocorre no dia 14 de maio, às 20h, no teatro Ademir Rosa do Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis. Haverá reapresentação do espetáculo no dia 15 de maio, às 16h, no mesmo local.

O premiado espetáculo, já visto em mais de 15 países, será apresentado pela primeira vez em português no festival. A dimensão humana de objetos é revelada na peça, uma adaptação de O Avarento, de Molière, e tem como tema a escassez da água. Os protagonistas dessa comédia visionária são torneiras, tubos e mangueiras, recipientes manipulados, à vista, por dois atores que animam nada menos que nove personagens e dão lugar a uma atípica e divertida versão do clássico, no qual a água é objeto de cobiça.

Outra atração da abertura do FITA 2016 é a intervenção cênica urbana Os Cabeções do Grupo de Teatro Expresso, onde será possível, como num passe de mágica, descobrir poesias dentro de cápsulas de comprimido. Será às 19h30, também no teatro Centro Integrado de Cultura.

Até 20 de maio, serão sete dias de intensa programação na Capital catarinense e espetáculos de teatro de animação em outras quatro cidades do Estado: São José, Biguaçu, Balneário Camboriu e Joinville. Durante o festival, além e assistir aos espetáculos, o público poderá participar de três oficinas, mesa de conversa e visitar a exposição “Bonecos em cartaz”.

FITA 2016

O objetivo principal do festival é disseminar a linguagem do Teatro de Animação em Santa Catarina, para o público em geral, e possibilitar o intercâmbio cultural entre artistas, teóricos e estudantes das Artes Cênicas, permitindo o contato com as inúmeras técnicas de manipulação de bonecos, objetos, sombras, máscaras, gestos, movimentos corporais e imagens que compõem o universo da animação.

Serão ao todo 36 apresentações de 11 espetáculos de grupos catarinenses (5), nacionais (3) e internacionais (3). As apresentações acontecerão na UFSC (Concha Acústica, Varandão do CCE, Centro de Cultura e Eventos e Teatro da UFSC), no Teatro Ademir Rosa (Centro Integrado de Cultura), no Teatro Álvaro de Carvalho (TAC), no Teatro do SESC Prainha e na Casa de Repouso Asilo Irmão Joaquim (Centro).

O FITA é organizado pela professora Sassá Moretti do Curso de Artes Cênicas (DALi/CCE) da UFSC, responsável pela coordenação geral do festival, em parceria com a cenógrafa Zélia Sabino do Departamento Artístico Cultural (DAC/SeCult) da UFSC, responsável pela coordenação executiva do evento. Na coordenação, ao lado de Sassá e Zélia, está ainda o produtor Gustavo Bieberbach.

O quê: El Avaro de Molière, da cia. Tàbola Rassa (Espanha)

Quando: 14 de maio, às 20h, e 15 de maio, às 16h.

Onde: Teatro Ademir Rosa do Centro Integrado de Cultura (CIC).

Quanto: R$ 20 e R$ 10 (meia*). Gratuito para organizações sem fins lucrativos, ONGs e instituições de ensino, mediante reserva de vagas através de agendamento prévio.

O quê: Intervenção Os Cabeções, do Grupo de Teatro Expresso

Quando: 14 de maio, às 19h30

Onde: Teatro Ademir Rosa do Centro Integrado de Cultura (CIC).

Mais informações e a programação completa no site do FITA 2016. Horários sujeitos a alterações.

*Meia-entrada é destinada a estudantes, pessoas acima de 60 anos, classe artística (com apresentação de DRT), funcionários e clientes da Caixa (mediante apresentação de cartão)

Clara Comandolli de Souza /Estagiária de Jornalismo/DAC/SeCult/UFSC

Confira as fotos:

Tags: El Avaro de MolièreFestival Internacional de Teatro de AnimaçãoFITAFITA 2016MolièreUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina