Curso de Engenharia Naval da UFSC participa de parceria entre Brasil e Japão

18/05/2016 12:03

Japão-montagemCom o objetivo de promover o ensino e pesquisa na área de Engenharia Naval e Oceânica, Brasil e Japão celebraram uma parceria para colaboração acadêmica que contempla nove universidades dos dois países. A UFSC, representada pelos professores Lucas Weihmann e Thiago Pontin, foi uma das instituições brasileiras escolhidas, juntamente com a USP, Unicamp, UFPE e UFRJ. O início do projeto foi marcado por seminários realizados nas universidades japonesas de Nihon, Tokyo, Yokohama e Kyushu, entre 19 de fevereiro e 6 de março.

Thiago Pontin, coordenador do curso de Engenharia Naval, representou a UFSC no evento e buscou possibilidades de cooperação internacional para estudantes e professores. Segundo Pontin, é fundamental que o corpo docente da universidade esteja envolvido com o que existe de melhor no Brasil e no mundo nesta área. Está previsto para este ano o primeiro intercâmbio de alunos entre as instituições, no qual quatro alunos brasileiros passarão um mês no Japão, enquanto as universidades brasileiras receberão quatro estudantes japoneses. Esta cooperação também ofertará estágios no exterior inseridos em projetos de pesquisa; participação em desenvolvimento de projetos de pesquisa em conjunto e cursos em língua inglesa para graduandos da UFSC.

Tags: BrasilEngenharia NavalJapãojoinvilleparceriaUFSC