Conselho Universitário aprova doação de terreno na Serrinha para comunidade

03/05/2016 19:08

Selma de Lima é moradora da Serrinha, próximo ao Campus Florianópolis da UFSC, bairro Trindade, há mais de 31 anos. “Mas tem gente que está lá há mais tempo, há 35 anos”, ressalta. Na tarde desta terça-feira, 3 de maio, recebeu a notícia de que a Universidade aprovou a doação do terreno onde mora para a Prefeitura Municipal realizar a regularização fundiária, urbanização e as melhorias urbanas previstas pelo PACII. “Hoje quando a gente pisar ali, caminhar na nossa rua, vai saber que é realidade”, diz.

Ela foi uma dos representantes da Associação dos Moradores da Serrinha e da Comissão dos Moradores da Servidão dos Lageanos presente na reunião do Conselho Universitário que aprovou por unanimidade o parecer consensual dos conselheiros Paulo Pinheiro Machado e Gregório Varvakis que recomenda a doação, com a demarcação da área como Zona Especial de Interesse Social (ZEIS) ou Área Comunitária Institucional (ACI). O trecho a ser cedido pela Universidade é uma área de aproximadamente 13,5 mil m², onde atualmente moram 85 famílias, junto à Servidão dos Lageanos, atrás do prédio da Moradia Universitária.

A comunidade, que começou a se formar ainda nos anos 1980, tem histórico de proximidade com a UFSC, que aumentava e diminuía ao longo dos anos, lembra Selma. Quando iniciaram os trabalhos para fundar a Associação dos Moradores da Serrinha, em 1985 (fundada oficialmente em 1987), a Universidade foi apoiadora importante.

Em 2012, os moradores da área receberam notificação da Polícia Federal, em função de processo de reintegração de posse movido pela UFSC. A partir daí, Universidade e Associação iniciaram uma série de reuniões em que foi se construindo o consenso favorável à doação do terreno. Para a efetivação, a Procuradoria da UFSC indica que ainda há a necessidade de aprovação por parte do Conselho de Curadores e, após, remessa ao Serviço de Patrimônio da União e à Presidência da República.

Tags: Área Comunitária InstitucionalAssociação dos Moradores da SerrinhaComissão dos Moradores da Servidão dos LageanosdoaçãoSerrinhaUFSCZona Especial de Interesse Social