Cancellier e Alacoque recebem os cargos da Reitoria

11/05/2016 04:10

Excelência acadêmica e uma universidade inclusiva, que garanta a permanência, foram os ideais defendidos pelo novo Reitor da UFSC, Luís Carlos Cancellier de Olivo, em seu discurso na solenidade de transmissão dos cargos de Reitor e Vice-Reitora, na noite da última terça-feira, 10 de maio, no Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos. Ele falou também em colocar a Universidade acima de todas as diferenças, que, no entanto, devem ser respeitadas. “A Universidade é um lugar de pluralidade, de diversidade, seja na produção intelectual, seja nos costumes. A Universidade não tem só um pensamento”, destacou.

Destaque (1)

Cancellier e Alacoque receberam os cargos da reitoria da UFSC. Foto: Henrique Almeida/Agecom/UFSC

Cancellier e a vice-reitora Alacoque Lorenzini Erdmann receberam o cargo de Roselane Neckel e Lúcia Helena Martins Pacheco para mandato de quatro anos, até 2020. Na mesa de autoridades, além dos quatro, estava o procurador geral do Estado, João dos Passos Martins Neto, como representante do governador Raimundo Colombo. No palco também estavam os integrantes do Conselho Universitário. Os ex-reitores Álvaro Prata, Lúcio Botelho, Rodolfo Pinto da Luz e Ernani Bayer também estavam presentes, assim como David Ferreira Lima, filho do primeiro reitor da UFSC, João David Ferreira Lima.

Logo no inicio da cerimônia, antes da execução do Hino Nacional, um grupo com cerca de 70 estudantes entrou no auditório, subiu no palco e pediu a palavra: eles queriam uma resposta de Cancellier a respeito da Moradia Estudantil, que é insuficiente para a quantidade de alunos da UFSC em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Após o pronunciamento dos estudantes, eles marcaram encontro com o novo reitor, que àquela altura ainda não assumira o cargo, para o dia seguinte no prédio da Moradia. A solenidade então prosseguiu com os hinos, executados pela Orquestra de Câmara e o Madrigal da UFSC, e pronunciamento do ministro da Educação, Aloizio Mercadante, em vídeo, mostrado no telão.

Prefeitos de Florianópolis e Curitibanos exaltaram parceria com UFSC

A vice-reitora que deixava o cargo, Lúcia Pacheco, falou da alegria de estar ali e poder falar em missão cumprida e destacou o apoio que tiveram da equipe de gestão, que priorizou “valores de luta pela universidade pública, para que todas as áreas fossem incentivadas”. Durante sua fala, convidou os prefeitos de Florianópolis, Cesar Souza Junior, e de Curitibanos, José Antônio Guidi, a se pronunciarem. Os dois agradeceram a colaboração entre os municípios e a Universidade e salientaram a disposição em prosseguir cooperando nos próximos anos.

Roselane Neckel observou que Alacoque e Cancellier enfrentarão muitos desafios em sua gestão e desejou paciência e saúde para enfrentá-los. Lembrou de sua formação, como historiadora e ressaltou a necessidade permanente de questionamento e reflexão. É fundamental garantir que “não ocorra na Universidade perseguição de nenhuma ordem sob nenhum pretexto”, afirmou. E observou: “a Universidade de Coimbra foi uma das sedes do pensamento iluminista, mas também dos argumentos da Inquisição”. Também agradeceu o papel da vice-reitora Lucia Pacheco e do chefe de gabinete Carlos Vieira, que, explicou, formaram com ela o tripé da Reitoria durante a gestão. Antes de transmitir o cargo, ainda deu a notícia da aquisição do campus da Unisul em Araranguá.

Depois, foi assinado o termo de transmissão do cargo de Roselane para Cancellier, conforme nomeação efetivada pelo Ministério da Educação no último dia 6 e publicada pelo Diário Oficial no dia 9. Seguiu-se a transferência das vestes reitorais: a samarra, a borla branca e o colar reitoral, que é símbolo da união e integração entre as unidades universitárias e demais órgãos na missão de ensino, pesquisa e extensão. Como primeiro ato, Cancellier deu posse à nova vice-reitora, Alacoque.

Reitor e Vice-Reitora pregam amor e respeito e pedem apoio da experiência e sabedoria

Em seu discurso, ela afirmou que cabe à administração “reconhecer que o amor e o respeito à dignidade e à integridade do ser são fundamentais na ética do produzir ciência, gerar tecnologias, inovar socialmente e propiciar o acesso a melhor condição de vida”. O ofício dos pensadores e pesquisadores, seu trabalho intelectual no domínio de conhecimentos saberes e práticas e o reconhecimento de suas expertises, frisou a nova Vice-Reitora, sustentam a missão e representam a UFSC nos diversos segmentos da sociedade. Destacou a importância do Hospital Universitário e o desafio de “ser ainda muito melhor; empreendedora, propositiva e promotora de avanços sociais, econômicos e culturais”.

A Universidade é um lugar de pluralidade e diversidade, afirmou o novo reitor

Novo reitor faz primeiro discurso no cargo. Foto: Henrique Almeida/Agecom/UFSC

Cancellier citou o protesto dos estudantes no início da solenidade como exemplo da dinâmica social e política na UFSC e pediu “o apoio da experiência e da sabedoria” dos ex-reitores presentes, inclusive Roselane e Lúcia. Citou as antecessoras também quando homenageou todos os candidatos que participaram da consulta à comunidade universitária para escolha do reitor, em outubro e novembro do ano passado, de que participaram também Cláudio José Amante e Rogério Cid Bastos, Edson Roberto De Pieri e Carlos Alberto Marques e Irineu Manoel de Souza e Mônica Aparecida Aguiar dos Santos. “Todos ao final fomos vencedores”, declarou.

Em seguida foram empossados os pró-reitores e secretários da nova gestão:
Pró-Reitor de Graduação: Felício Wessling Margotti
Pró-Reitor de Pesquisa: Sebastião Roberto Soares
Pró-Reitor de Pós-Graduação: Sérgio Fernando Torres de Freitas
Pró-Reitor de Extensão: Rogério Cid Bastos
Pró-Reitor de Assuntos Estudantis: Pedro Luiz Manique Barreto
Pró-Reitor de Administração: Jair Napoleão Filho
Pró-Reitora de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas: Carla Cristina Dutra Búrigo
Chefe do Gabinete do Reitor: Áureo Mafra de Moraes
Diretor Geral do Gabinete do Reitor: Alvaro Guillermo Rojas Lezana
Assessor Institucional: Gelson Luiz de Albuquerque
Secretário de Aperfeiçoamento Institucional: Luiz Henrique Urquhart Cademartori
Secretário de Planejamento e Orçamento: Vladimir Arthur Fey
Secretário de Relações Internacionais: Lincoln Paulo Fernandes
Secretária de Cultura: Maria de Lourdes Alves Borges
Secretário de Segurança Física e Patrimonial: Leandro Luiz de Oliveira
Secretário de Obras, Manutenção e Meio Ambiente: Paulo Roberto Pinto da Luz
Secretário de Inovação: Cláudio José Amante
Secretário de Desportos: Edison Roberto de Souza
Secretária de Ações Afirmativas e Diversidade: Francis Solange Vieira Tourinho
Secretário de Educação a Distância: Marcos Baptista Lopez Dalmau

O encerramento da sessão solene foi novamente com a Orquestra de Câmara e Madrigal, sob regência da maestrina Miriam Moritz, que executaram “Blackbird”, dos Beatles, e o Rancho de Amor à Ilha, hino de Florianópolis.

Fábio Bianchini/Jornalista da Agecom/Diretoria Geral de Comunicação/UFSC
fabio.bianchini@ufsc.br

Fotos: Henrique Almeida/Agecom/Diretoria Geral de Comunicação/UFSC
henrique.almeida@ufsc.br

Tags: AlacoqueAlacoque Lorenzini ErdmannCancellierGestão 2016 - 2020LuciaLúcia Helena Martins-PachecoLuis Carlos Cancellier de OlivoMoradia EstudantilprotestoreitoriaRoselaneRoselane Neckeltransmissão de cargotransmissão do cargoUFSC