Novos episódios de ‘A cor da nossa tela’ mostram murais de Martinho e Rodrigo de Haro

15/04/2016 16:38

Duas grandes obras de arte fazem parte da história e da paisagem da Universidade Federal de Santa Catarina. A mais antiga foi concebida e executada na década de ​1970​ pelo artista Martinho de Haro: o mural “Folclore e Indústrias de Santa Catarina” no prédio da Reitoria. Nos anos 90, seu filho, Rodrigo de Haro, concebeu e coordenou a execução do mural localizado na parte externa do mesmo prédio. Duas gerações de artistas, duas obras que fazem pensar e que são temas dos novos episódios da série A Cor da Nossa Tela.

Os episódios estrearam esta semana na programação da TV UFSC. Produzida pelo cineasta Zeca Nunes Pires, a série de interprogramas retrata o olhar de artistas das mais diversas origens, com suas técnicas e suportes, e que têm em comum sua conexão com Santa Catarina.

Sobre o painel de Martinho de Haro no hall da reitoria, o filho Rodrigo fala de sua admiração pelo pai, da importância da criação da UFSC para a cidade e explica que Martinho tentou sintetizar no painel os valores culturais do estado de Santa Catarina.

O episódio sobre Rodrigo de Haro mostra dois momentos da obra do Mosaico mais significativo de sua carreira. Um deles resgata imagens da época da construção da parte lateral, na década de 2000, quando Rodrigo explica quais temas escolheu e onde foi buscar a inspiração. O outro momento é uma entrevista recente em que o artista reflete sobre o alcance de sua obra e também sobre os anseios de concluí-la e de criar em novos espaços da cidade.

Sobre “A cor da nossa tela”: criada em junho de 2015, a série tem por objetivo retratar os artistas plásticos que têm uma ligação com Santa Catarina. Já retratou artistas como Eli Heil, Vera Sabino, Martinho de Haro, entre outros. Foi idealizada e é dirigida pelo cineasta Zeca Nunes Pires, coordenador do Núcleo de Produção da TV UFSC. Participam da equipe a jornalista Laura Tuyama e as estagiárias, estudantes do Curso de Cinema da UFSC, Solana Llanes, Carol Morgan e Gabriela Augusto. A abertura é do editor e especialista em animação Érico Monteiro.

 

​:: Confira todos os episódios

 

Mais informações:

Núcleo de Produção da TV UFSC – Zeca Nunes Pires

Email: zknunespires@gmail.com

(48) 3721-4597

 

Tags: A cor da nossa telaartes plásticasMartinho de HaromuraisRodrigo de HaroTV UFSCUFSC