Exposição fotográfica ‘Janelas’ no Centro de Eventos da UFSC

07/04/2016 16:50

Sem títuloAté o dia 29 de abril, a exposição fotográfica “Janelas” estará aberta à visitação de segunda a sexta feira, das 8h às 20 horas, no do Hall do Centro de Cultura e Eventos da UFSC. Cada Imagem traz uma mensagem diferente: a leveza, a paixão, a imponência, a sobriedade, a ternura, a simplicidade, a angústia e muitos outros significados que o espectador poderá encontrar nas aberturas das Janelas. Diretor do Núcleo de Estudos Açorianos (NEA) da UFSC, Joi Cletison pretende oferecer, através das janelas, um paralelo arquitetônico e artístico entre esses povos de cultura açoriana.

As 20 fotografias no tamanho de 1,10m X 1,60m ampliadas em cores sob tecido, permitem que as imagens das janelas possam ser vistas do lado interno e externo, rococós, contornos, entalhes, grades, cortinas, sacadas e floreiras. Combinações de cores inusitadas, formatos característicos de diferentes épocas e de diferentes status sociais convidam ao devaneio e ao percurso histórico. “A visão dos dois ângulos dá a possibilidade de o espectador observar a janela e sentir-se dentro do espaço onde ela está inserida”, explica o fotógrafo e historiador.

O resto da cultura tradicional e do olhar doméstico que sobrevive à modernidade ainda se debruça sobre as janelas das metrópoles, foi o que ensinou o poeta e jornalista João do Rio. Durante mais de 10 anos, o fotógrafo Joi Cletison espiou pelas janelas da Ilha de Santa Catarina, do Arquipélago do Açores e de Portugal Continental as semelhanças na arquitetura, na vida e nos costumes culturais das gentes. O resultado dessa expiração poética e antropológica será apresentado na exposição fotográfica “Janelas”.

Serviço:

Exposição: Janelas

Fotógrafo: Joi Cletison

Período: até 29 de abril de 2016

Local: Espaço Cultural do Centro de Cultura e Eventos da UFSC

Apoio Cultural: Centro de Cultura e Eventos, Núcleo de Estudos Açorianos (NEA), Projeto Fortalezas da Ilha de Santa Catarina, Secretaria de Cultura

Mais informações: 3721-8302/ joicletison@gmail.com

Tags: Centro de Cultura e Eventosexposição JanelasJoi CletisonUFSC NEA