Projetos da UFSC incentivam crianças no aprendizado de Física

02/03/2016 17:14
Kit de brinquedos que será utilizado durante a execução do projeto.

Kit de brinquedos que será utilizado durante a execução do projeto.

Dois projetos do Campus Blumenau da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foram aprovados pelo edital do CNPq e do Instituto Tim, em comemoração ao Ano Internacional da Luz, em 2015. A intenção é levar às escolas públicas atividades de divulgação, educação e desenvolvimento de produtos com a temática da luz. Os projetos “Sociedade renovável” e “Luz fonte de energia e vida” foram desenvolvidos pelo professor  Márcio Rodrigo Loos.

O objetivo comum dos projetos é popularizar e difundir a ciência entre os alunos do ensino fundamental e a comunidade, a partir de temas como energias renováveis e a energia da luz. A iniciativa, que será implantada na cidade de Blumenau a partir de março, pretende contribuir para melhorias no ensino público.

O Sociedade Renovável” é direcionado a crianças de 6 a 8 anos, que estão no primeiro e segundo anos do ensino fundamental. Entre as propostas para inserir os alunos no projeto estão o desenvolvimento de experimentos lúdicos, atividades e jogos, distribuição de cartilhas e pôsteres, palestras, vídeos, animações e atividades como caça-palavras, palavras cruzadas e desenhos para colorir que envolvam principalmente a energia solar. A meta é atingir, por meio das ações educativas, cerca de cinco mil pessoas, entre alunos, professores e comunidade.

Uma equipe de trabalho será formada por uma seleção de acadêmicos bolsistas e voluntários dos cursos de Engenharia Têxtil, Engenharia de Materiais, Engenharia de Controle e Automação, e das licenciaturas em Matemática e Química. Eles serão divididos em subgrupos responsáveis pela execução de um projeto. Os acadêmicos têm a função de desenvolver experimentos didáticos, incluindo roteiros e vídeos, para que os professores de escolas públicas possam reproduzir as atividades com os alunos.

O público-alvo do “Luz, fonte de energia e vida” são crianças do terceiro ano do ensino fundamental, com idade entre 8 e 9 anos. O projeto consiste em aplicar uma oficina com atividades experimentais focadas na utilização da energia solar. Durante a oficina, serão utilizados kits com painéis solares e brinquedos elétricos carregados com energia que se movimentam de acordo com a intensidade da luz. Os kits que simulam o funcionamento da energia solar foram desenvolvidos pelos acadêmicos no Laboratório de Ciência, Tecnologia e Inovação (LabCTI) da UFSC.

O projeto prevê ministrar palestras para 50 turmas do terceiro ano do ensino fundamental de Blumenau, atingindo cerca de 1.500 alunos e 50 professores de escolas públicas, em um período de no mínimo 150 horas de oficina.

Mais informações pelo telefone (48) 3721-3364.