Seis projetos da UFSC selecionados em chamada do Fundo Newton

15/02/2016 08:47

Seis projetos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foram contemplados em chamada do Fundo Newton, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap). Os pesquisadores vão desenvolver estudos conjuntos com britânicos, que vêm ao Brasil por períodos que variam de duas semanas a quatro anos. A chamada Fellowships, Research Mobility and Young Investigator foi lançada em 2015 em parceria com as Academias Britânicas no escopo do Fundo Newton.

Ao todo, foram submetidas 96 propostas, das quais 55 serão financiadas. O coordenador de Área Internacional do Confap, Mario Neto Borges, considera este um número elevado de propostas contempladas, representando 57% do total. As 41 propostas restantes não serão financiadas por alguma das seguintes razões: não se enquadraram; não foram recomendadas no mérito; ou ultrapassaram o limite de recursos que a FAP destinou para esta chamada. Ao todo, 17 FAPs estiveram envolvidas na chamada, sendo que 11 delas tiveram projetos selecionados em seus estados e vão dar contrapartida aos valores investidos pelo Fundo Newton.

São três as modalidades de auxílio: Fellowships, Research Mobility Grants, e Young Investigator Grants (esta última apenas no estado de São Paulo). As áreas de pesquisa atendidas foram: Engenharias, Ciências Naturais, Humanas, Sociais e Médicas (incluindo pesquisa clínica e orientada a pacientes). O início das atividades contempladas será em março.

A chamada foi lançada em julho de 2015 e encerrou a submissão de propostas em outubro. Devido à grande quantidade de projetos, houve atraso na divulgação dos contemplados, anteriormente prevista para dezembro de 2015.

Confira os nomes dos contemplados de Santa Catarina, seus parceiros de pesquisa e os títulos dos projetos:

Rodrigo Castelan Carlson (UFSC)  – Konstantinos Ampountolas (University of Glasgow) – Cooperative and Flexible Public Transportation Systems (CFPTS).

Moisés Ferber de Vieira Lessa (UFSC) – David W P Thomas (University of Nottingham) – Enabling the Smart Grid through optimization of the power quality of distributed and renewable generation.

Yesid Ernesto Asaff Mendoza  (UFSC) – Marin Varbanov Marinov (Newcastle University ) – A Systematic Method for designing Rail Services for Regional Rail Networks, incorporating Transfer and Application of New Technologies for both passengers and freight.

Mario Antonio Ribeiro Dantas (UFSC ) – Marcos A Rodrigues (Sheffield Hallam University) – Secure Cloud Access infrastructure and regional innovation support.

Rogerio Gomes de Oliveira (UFSC ) – Huashan  Bao (Newcastle University) – Multiple effects and multiple stages chemisorption heat pump for solar thermal energy storage.

Mailce Borges Mota (UFSC) – Ali Mazaheri e Katrien Segaert (University of Birmingham) – Syntactic processing and the development of reading and writing skills: and EEG study with Brazilian chil.

Com informações de Jessica Trombini/Fapesc

Tags: FapescFundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa CatarinaFundo NewtonnewtonNewton FundUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina