UFSC oferece 1.935 vagas pelo Sisu até 14 de janeiro

12/01/2016 08:16

A Universidade Federal de Santa Catarina vai ofertar 1.935 vagas na primeira edição de 2016 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). No total, são 228 mil vagas distribuídas em 131 instituições públicas de educação superior. As inscrições vão até as 23h59 do dia 14 de janeiro.

O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação por meio do qual instituições públicas de educação superior oferecem vagas a candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A partir deste ano, 30% das vagas para ingresso na UFSC são ofertadas pelo Sisu. A nota mínima para concorrer às vagas oferecidas através do Sisu pela UFSC corresponde à média aritmética das notas mínimas das edições do Enem realizadas em 2012, 2013 e 2014.

Disciplina Nota mínima para concorrer às vagas oferecidas pela UFSC
Redação 300,00
Linguagens e códigos e suas tecnologias 316,00*
Matemática e suas tecnologias 337,00*
Ciências Humanas e suas tecnologias 337,00*
Ciências da Natureza e suas tecnologias 347,00*

* Média aritmética das notas mínimas das edições do Enem de 2012, 2013 e 2014. O edital foi retificado pela Coperve em 12 de janeiro, com a correção das notas “Linguagens e códigos e suas tecnologias” e “Matemática e suas tecnologias”, que na sua versão original estavam invertidas.

Confira a portaria da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) com as normas, o período e o local de realização da matrícula inicial dos classificados pelo Sisu 2016.

Os prazos e procedimentos para convocação e matrícula dos candidatos selecionados da lista de espera serão divulgados no site http://sisu2016.ufsc.br/após a matrícula dos candidatos convocados em primeira chamada.

As vagas eventualmente remanescentes ao final da 1ª chamada do processo seletivo do Sisu, referente à primeira edição de 2016, serão preenchidas por meio da utilização da lista de espera disponibilizada pelo Sistema de Seleção Unificada.

Entenda o Sisu

A inscrição no Sisu 2016 é restrita ao estudante que tenha participado da edição de 2015 do Enem e tenha obtido nota na prova de redação que não seja zero. O resultado do Enem será divulgado nesta sexta-feira, 8 de janeiro, pela internet.

O candidato pode se inscrever no processo seletivo do Sisu em até duas opções de vaga e deve especificá-las, em ordem de preferência, em instituição de ensino superior participante, local de oferta, curso e turno.

O sistema indicará as notas de corte para cada curso em 131 instituições públicas de educação superior ao estudante, que vai poder alterar as opções de curso de acordo com a nota. Ele também terá de indicar se pretende concorrer a vagas reservadas pela Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, a Lei de Cotas; a vagas destinadas às demais políticas de ações afirmativas eventualmente adotadas pela instituição ou a vagas destinadas à ampla concorrência.

O resultado da chamada única será divulgado em 18 de janeiro. Os candidatos selecionados farão a matrícula nos dias 22, 25 e 26 de janeiro. Os não selecionados terão a opção de manifestar interesse em participar da lista de espera, no período de 18 a 29 do mesmo mês.

Edital nº 36, de 29 de dezembro de 2015, da Secretaria de Educação Superior (Sesu) do Ministério da Educação, que divulga o cronograma e demais procedimentos relativos ao processo seletivo do Sisu, primeira edição de 2016, foi publicado no Diário Oficial da União de 30 de dezembro.

Mais informações na página do Sisu na internet.

Conheça as regras do Processo de Seleção UFSC/SISU 2016

Com informações da Assessoria de Imprensa do Ministério da Educação

Tags: Comissão Eleitoral de Entidades Representativas da Universidade Federal de Santa CatarinacoperveEnemExame Nacional do Ensino MédioSistema de Seleção UnificadaSisuSisu 2016UFSC