EdUFSC lança ‘Soldados de seis pernas’, sobre uso de insetos como armas de guerra

29/01/2016 11:46

A Editora da UFSC (EdUFSC) acaba de lançar Soldados de seis pernas, do entomologista norte-americano Jeffrey Lockwood. O livro, publicado originalmente pela Oxford University Press, conta uma história ainda pouco conhecida: a da utilização de insetos como armas de guerra e instrumentos de tortura e terror.

Lançamento da EdUFSC

Relato recebeu dois prêmios literários. Foto: Divulgação

O relato, muito bem-documentado, começa no Paleolítico e chega aos dias atuais. Lockwood chama a atenção, por exemplo, para as “bombas” de abelhas que, durante a Idade Média, eram catapultadas durante invasões a fortalezas e castelos. Trata ainda da disseminação de doenças por meio de insetos nos atos imperialistas do Japão contra a China. Ou do recurso a pragas espalhadas pelos americanos em plantações cubanas, em anos recentes.

O último capítulo é um alerta sobre o potencial destrutivo de insetos no contexto do terrorismo contemporâneo. De acordo com Lockwood, verdadeiras armas de destruição “podem ser encontradas no quintal de casa”.

O autor de Soldados de seis pernas é professor no Departamento de Ciências Naturais e Humanidades na Universidade do Wyoming. Suas obras foram agraciadas com dois importantes prêmios literários: a Medalha John Burroughs e o Pushcart Prize.

Mais informações na EdUFSC.