Confira datas e procedimentos para matrícula de novos alunos

28/01/2016 10:15

A matrícula para os novos alunos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) ocorre em duas etapas: a primeira, on-line; a segunda, presencial.

1ª Chamada:

Matrícula on-line para os candidatos classificados em 1ª chamada:

VESTIBULAR 24, 25, 26 e 27 de janeiro
Sisu 22, 23, 24, 25 e 26 de janeiro
Vagas suplementares para negros 24, 25, 26 e 27 de janeiro

Na matrícula da etapa on-line referente às 1ª, 2ª e 3ª chamadas, o candidato classificado para o segundo semestre letivo deve assinalar termo de opção sobre sua disposição ou não em ingressar no primeiro semestre.

A etapa on-line da matrícula deve ser feita na página da Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) ou no site simig.sistemas.ufsc.br, com senha individual, mediante preenchimento das autodeclarações e formulários específicos de cada categoria. Os candidatos classificados para o segundo semestre letivo devem preencher o termo de opção de antecipação para o primeiro semestre, imprimindo-os e assinando-os para entrega nas coordenadorias dos respectivos cursos, juntamente com os demais documentos exigidos, necessários para a etapa presencial de matrícula. O edital dos candidatos remanejados para o primeiro semestre letivo será publicado até o dia 23 de fevereiro.

Atenção: o candidato que tiver assinalado o termo de opção de ingressar no primeiro semestre e não assumir a vaga, quando convocado, perderá o direito de ingresso no curso.

2ª Chamada

Divulgação do edital de 2ª chamada: 2 de fevereiro.

Matrícula on-line para os candidatos classificados em 2ª chamada:

VESTIBULAR 3, 4 e 5 de fevereiro de 2016
Vagas suplementares para negros 3, 4 e 5 de fevereiro de 2016

2ª Chamada: Sisu

Divulgação do edital de 2ª chamada: 11 de fevereiro.

Sisu 12, 13, 14 e 15 de fevereiro de 2016.

3ª Chamada

Divulgação do edital de 3ª chamada do vestibular: 11 de fevereiro.

VESTIBULAR 12, 13, 14 e 15 de fevereiro de 2016.

Matrícula presencial

A etapa presencial pode ser efetivada pessoalmente ou mediante procuração. O candidato classificado que não realizar a matrícula na etapa on-line, no prazo estabelecido, estará impedido de realizar a etapa presencial. Da mesma forma, aquele que tendo feito a etapa on-line e não realizar a etapa presencial perderá o direito à vaga e será substituído pelo candidato da classificação subsequente e imediata da lista de espera

Todos os candidatos classificados, seja pela classificação geral, seja por uma das modalidades de cotas do Programa de Ações Afirmativas, que efetuaram a matrícula na etapa on-line, tanto na 1ª, 2ª e 3ª chamadas, deverão confirmar a matrícula na etapa presencial, comparecendo pessoalmente ou mediante procuração particular, munidos da documentação completa exigida, conforme data, horário e local previstos no cronograma a seguir:

Candidatos Data, horário e local para matrícula presencial
Candidatos classificados de todos os cursos, em 1ª, 2ª e 3ª chamadas, seja pela classificação geral, seja por uma das modalidades de cotas da Política de Ações Afirmativas. Dias: 16, 17, 18 e 19 de fevereiro. Horário: 8h às 13h. Local: coordenadoria dos cursos.
Candidatos classificados em 1ª, 2ª e 3ª chamadas para o curso de Engenharia de Materiais/Campus Florianópolis, seja pela classificação geral, seja por uma das modalidades de cotas da Política de Ações Afirmativas. 1ª chamada: 29 de janeiro. Horários: 8h às 13h. 2ª chamada: 11 de fevereiro. Horários: 8h às 13h3ª chamada:16 de fevereiro. Horários: 8h às 13h. Local: coordenadoria do curso.

Documentação

Todos os candidatos classificados, seja pela classificação geral, seja por uma das modalidades de cotas da Política de Ações Afirmativas, devem apresentar, no ato da matrícula em etapa presencial, a seguinte documentação, em cópia simples, juntamente com os originais, OU em cópia autenticada:

I – documentos de identificação (RG e CPF) com os quais se inscreveram no concurso Vestibular UFSC/2016;

II – comprovante de quitação eleitoral (para maiores de 18 anos);

III – certificado militar (para candidatos do sexo masculino);

IV – atestado de vacinação contra rubéola (para candidatas do sexo feminino até 40 anos – lei nº 10.196/1996/SC);

V – declaração negativa, assinada, de matrícula simultânea em outro curso de graduação da UFSC ou em outra instituição pública de ensino superior (impressa pelo candidato na etapa on-line da

matrícula);

VI – certificado e histórico escolar do ensino médio ou equivalente, ou diploma de ensino superior, observando-se as especificidades exigidas nos artigos 4º ao 7º.

Mais informações sobre matrículas acesse aqui.

Candidatos pertencentes a comunidades remanescentes de quilombos e povos indígenas ou em outra modalidade de cotas da Política de Ações Afirmativas devem consultar o edital.

Aprovados pelo SISU podem consultar a portaria sobre matrícula aqui.

Aprovados nas vagas suplementares para negros podem consultar a portaria sobre matrícula aqui.

Aprovados no vestibular podem consultar a portaria sobre matrícula aqui.

Tags: calourosmatrículaSisuUFSCvagas suplementares para negrosvestibular 2016