UFSC na mídia: Reitora da UFSC garante curso de Medicina em Araranguá

23/12/2015 09:54

Na noite de ontem, dia 21, aconteceu no campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) de Araranguá uma audiência pública para discutir a implantação do curso de Medicina da UFSC na cidade.

medicina-aru-1

Foto: divulgação

A audiência foi solicitada pelo deputado federal Pedro Uczai, membro da Frente Parlamentar pela implantação dos cursos de Medicina e coordenador da Frente Parlamentar pelo Estado de Santa Catarina.

Compareceram a reitora da UFSC, Roselane Neckel, o prefeito de Araranguá, Sandro Maciel, além de representantes de comunidades da cidade, entre outros.

A reitora Roselane falou sobre o processo para implantação do curso de Medicina em Araranguá. “A Universidade Federal de Santa Catarina hoje é responsável pela coordenação do programa Mais Médicos em Santa Catarina e também pela expansão dos cursos de graduação em Medicina. Nós viemos apresentar o que a UFSC está fazendo em relação a implantação do curso em Araranguá. Nós já recebemos as vagas de professores, o edital já foi lançado agora, dia 14 de dezembro, já fizemos uma reunião com a Secretaria de Saúde do Estado para falar das adequações necessárias na rede de saúde pública aqui em Araranguá e região, tivemos bom retorno. O que falta agora é completar o processo da aquisição do campus da Unisul, as tratativas com recursos financeiros com o Governo Federal já foram realizadas, está tudo programado para 2016. Nós precisamos adquirir este prédio, estabelecer aqui toda a estrutura e a partir daí fazer as adequações internas para ter a infraestrutura e laboratórios para o curso de graduação em Medicina”, declarou Roselane.

Conforme a reitora a previsão para a implantação do curso é para o segundo semestre de 2016, porém depende da concretização da compra do prédio da Unisul.

Roselane garantiu Medicina em Araranguá. “O que é importante dizer é que não há volta. O curso de graduação de Medicina em Araranguá é uma realidade, os professores já estão sendo contratados”, afirmou a reitora.

Para Uczai a audiência foi um presente de Natal para a sociedade araranguaense, pois confirmou a presença do curso de Medicina no município. “Medicina é definitiva para Araranguá”, declarou o deputado.

O prefeito de Araranguá garantiu todo o empenho do município para a concretização do curso de Medicina na cidade. “O que tiver ao nosso alcance nós vamos fazer, porque este curso para nós é fundamental para o desenvolvimento da cidade, da região e até mesmo do Estado de Santa Catarina”, garantiu Sandro.

Fonte: Grupo Correio do Sul, de 22 de dezembro de 2015

Tags: AraranguámedicinaUFSC