UFSC oferece acervo digital com cerca de 20 mil imagens para download

26/11/2015 12:03

A Biblioteca Universitária (BU), em parceria com a equipe de Divisão de Automação e Informática e a Superintendência de Governança Eletrônica e Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), disponibilizou para a comunidade um acervo digital com 20 mil imagens históricas de Santa Catarina. As fotografias foram doadas, com outros 70 mil slides, à biblioteca pela empresa Tempo Editorial.

Fotografia integrante do acervo parcial da empresa "Tempo Editorial", doado à Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (BU/UFSC).

Fotografia integrante do acervo parcial da empresa “Tempo Editorial”, doado à Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (BU/UFSC).

A Universidade recebeu a doação em agosto de 2012, e, desde então, o acervo está acessível para consulta no prédio da biblioteca. Mas, antes de serem disponibilizados no Repositório Institucional, os arquivos passaram por um processo de sistematização e organização a partir do título e descrição das imagens. Estão registrados nas fotografias momentos importantes da história catarinense, tais como: festas religiosas e populares, greves, passeatas e eleições, além de monumentos, museus e paisagens de diversas cidades.

A bibliotecária Joana Carla Felício diz que “com os arquivos disponíveis para consulta on-line, a UFSC passa a ter mais visibilidade e otimiza as pesquisas acadêmicas”. Os slides que não foram publicados na internet estão armazenados na biblioteca, também disponíveis para pesquisa. Eles são uma extensão do que já foi publicado – muitas imagens são do mesmo assunto ou evento; então, aquelas que foram digitalizadas são uma representação de todo o acervo.

A empresa Tempo Editorial tem um banco de imagens com mais de 200 mil itens, entre imagens e slides, que são destinadas para o campo da Educação. O acervo é administrado por bibliotecários que são responsáveis por anexar informações às fotografias. Boa parte dos arquivos que foram cedidos à Universidade já continham alguma descrição, mas esse trabalho continua sendo feito pela biblioteca.

Mais informações pelo telefone (48) 3721-2465.

Acervo digital: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/127000

Tags: Acervo digitalBiblioteca UniversitáriaImagens históricas